«Casa dos Saberes e dos Sabores das Aldeias do Xisto» é um novo projeto museológico de Pedrógão Pequeno

Novo projeto museológico da vila de Pedrógão Pequeno.

0 511
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

É o novo projeto museológico da vila de Pedrógão Pequeno e chama-se Casa dos Saberes e dos Sabores das Aldeias do Xisto. A inauguração oficial deste espaço, situado na antiga escola primária, decorrerá no âmbito das comemorações do Dia da Freguesia de Pedrógão Pequeno, a 30 de março, pelas 18h30m.

Promovido pelo Município da Sertã e pela Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno, a Casa dos Saberes e dos Sabores das Aldeias do Xisto pretende afirmar-se como um espaço de experimentação e visitação ligado à gastronomia e à história local. Existirão dois núcleos expositivos interligados (Casa dos Saberes e Casa dos Sabores), com diversas soluções tecnológicas, objetos históricos, fotos, memorabilia, artefactos e documentação bibliográfica.

Há ainda muitas outras novidades que será possível observar in loco neste novo espaço museológico.
Para Carlos Miranda, “a Casa dos Saberes e dos Sabores das Aldeias do Xisto é um projeto de grande efeito cénico, com soluções inovadoras, que se inscreve na estratégia municipal de dotar as vilas do concelho da Sertã com espaços museológicos, que sirvam de âncoras no território. Temos de garantir uma oferta turística mais completa e uma experiência mais plena aos nossos visitantes”.

h

Manuel Dias, presidente da Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno, encara a Casa dos Saberes e dos Sabores das Aldeias do Xisto como “um espaço fundamental de afirmação e divulgação histórica desta vila e de toda a sua freguesia. Quem visitar este local ficará com uma ideia plena da importância de Pedrógão Pequeno e daquilo que temos para oferecer”.

Além desta inauguração, o Dia da Freguesia de Pedrógão Pequeno inclui ainda a realização de um percurso pedestre, a partir das 14 horas, inspirado na Rota Botânica do projeto «Territórios 5 Sentidos» e conduzido pela professora Fernanda Botelho.

No dia seguinte (31 de março), o músico Miguel Calhaz dá um concerto, pelas 21 horas, no Monte de Nossa Senhora da Confiança, em Pedrógão Pequeno.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.