Escuteiros: Pioneiros da Região de Santarém encontram-se em Ferreira do Zêzere

Pioneiros são os escuteiros dos 14 aos 18 anos.  

0 268

O Encontro Regional de Pioneiros (ERP) da Região de Santarém realizou-se de 1 a 3 de abril, em Ferreira do Zêzere, voltando ao formato presencial, depois da sua edição passada, que se tinha realizado remotamente. Pioneiros são os escuteiros dos 14 aos 18 anos.  

ERP 03Durante o fim-de-semana, os pioneiros puderam contar com atividades e dinâmicas variadas, entre as quais destacaram o raid, a passagem do rio de barco e a gincana, onde as equipas puderam interagir entre si. Aliás, o mote que uniu a atividade foi o convívio entre os elementos da III secção, como refere o pioneiro Bruno Alves, do agrupamento 65 – Torres Novas: «[Este ERP] teve de tudo, um tema interessante, uma divisão de comunidades que permitiu bastante o convívio, um raid desafiante mas divertido e a gincana também com jogos bastante divertidos».

Nesta atividade «houve ainda um momento dedicado à Ucrânia em que os Pioneiros construíram pombas azuis e amarelas que foram transformadas numa cortina para a eucaristia, onde, no ofertório, foram entregues bens para serem doados às vítimas ucranianas», revela Marta Lopes, do Abrigo Regional.

 

ERP 01

No entanto, esta não foi a única responsabilidade social adotada pela organização do Encontro Regional de Pioneiros, «Existiu uma notória preocupação em termos ambientais por parte da Organização e Direção do acampamento. Como por exemplo, o website onde foram colocados o programa e a dinâmica da atividade, não sendo assim distribuído uma enorme porção de papel.», diz o pioneiro Tomás Cabanita do agrupamento 1111- Várzea.

«Em resumo, este ERP foi uma atividade de regresso ao presencial, onde a alegria na cara de todos, foi a prova que todos gostarams e para o ano querem mais!», reitera a coordenadora do Abrigo Regional.

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.