Antiga escola primária de Areias será Albergue de Peregrinos do Caminho Português de Santiago

0 551

O Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Bruno Gomes e a empresa Odraude, assinaram o auto de consignação da empreitada de adaptação e conservação da antiga escola primária de Areias para Albergue de Peregrinos, no âmbito do Caminho Português de Santiago.

O edifício, que é objeto da presente intervenção, situa-se numa zona central do núcleo urbano da povoação das Areias, sede de freguesia, com uma relação pedonal e viária privilegiada ao Largo da Igreja matriz, bem como a outros locais da envolvente.

Segundo a Câmara de Ferreira do Zêzere, a recuperação pauta-se pela autenticidade e memória do espaço, reutilizando-o para albergue efetuando uma ação de requalificação quer no interior como exterior, passando pela divisão do espaço, nomeadamente criando uma área compartimentada que sirva de dormitório e adaptação das instalações sanitárias ao fim pretendido, bem como a melhoria do espaço exterior, tornando-o digno e adaptado à sua fruição.

Como tal, este edifício de dimensões e capacidades reduzidas, encontra-se obsoleto, carente de obras de beneficiação e sem um uso que lhe dê a utilização ajustada.

Os albergues de peregrinos têm como objetivo fornecer as condições básicas ao peregrino que ruma a Santiago. Regra geral oferecem uma cama/beliche num dormitório, casas de banho/banheiros, duches, espaço de lavandaria, espaço de convívio e cozinha comunitária onde o peregrino pode preparar as suas refeições.

O edifício localiza-se na Rua Casa do Povo, União das freguesias de Areias e Pias, concelho de Ferreira do Zêzere.

O valor de adjudicação é de 115.000,00€  e o prazo de execução de 180 dias.

Fonte: CMFZ

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.