Politécnico de Tomar com Projeto financiado para combater o abandono escolar

0 1.073
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

O Politécnico de Tomar viu ser aprovado o seu projeto Success Journey@IPT (POCH-02-53I2-FSE-000045), com um investimento global de 200.000€, que pretende combater o abandono escolar através do apoio de atividades de promoção do sucesso escolar de carácter pedagógico, de promoção de bom ambiente académico e de entreajuda no seio do ensino superior e que se enquadram com os objetivos traçados pela Instituição, para estudantes e funcionários docentes e não docentes.

As atividades foram pensadas por uma equipa de catorze funcionários (docentes e não docentes) e coordenada pela Professora Susana Domingos de forma a ir de encontro às necessidades identificadas, nomeadamente aos fatores identificados como os principais para as temáticas do insucesso e abandono escolar.

Enquadrado neste projeto foi concebido o programa de mentoria Learn2be@ipt (Aprende a ser no IPT) que pretende promover uma integração saudável dos estudantes no contexto do Ensino Superior, potenciando desta forma o seu sucesso académico.

Este programa pretende contribuir para o desenvolvimento de competências transversais, tais como competências pessoais, sociais e de relacionamento interpessoal, hoje associadas ao conceito de estudante do Ensino Superior, valorizando igualmente competências académicas inerentes ao estudante do ensino superior, atenuando as dificuldades de transição do ensino secundário e/ou profissional para o ensino superior.

Foi também criado o programa PT@IPT (Programa de Tutoria/Personal Trainer no IPT) que tem por base um sistema tutorial, no qual os estudantes a partir do segundo ano (tutores) proporcionam um acompanhamento individual e personalizado aos colegas-estudantes que frequentam a instituição pela primeira vez (tutorandos).

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.