F. Zêzere: simulacro de um cenário de interrupção grave e demorada de fornecimento de energia elétrica

Exercício de planeamento de emergência de nível municipal.

0 216

Decorreu esta manhã, no edifício dos Paços do Concelho de Ferreira do Zêzere um exercício de planeamento de emergência de nível municipal na área da Proteção Civil, com intervenção de diversas entidades externas, agentes de proteção civil, do executivo e serviços do município. Este exercício desenvolvido em parceria com a empresa E-REDES pretendeu simular um cenário de interrupção grave e demorada de fornecimento de energia elétrica.

PCER1O cenário do exercício correspondeu ao concelho de Ferreira do Zêzere num dia de feriado nacional e fim de semana prolongado, durante a madrugada, onde, devido a fenómenos meteorológicos adversos em tempo quente e não previstos, o normal fornecimento de energia elétrica foi interrompido em todo o concelho.

PCER3

Os objetivos principais desta ação foram essencialmente sensibilizar elementos responsáveis pelas diferentes instituições públicas e privadas para a problemática da indisponibilidade da rede elétrica nas suas atividades diárias; Treinar o processo de tomada de decisão/resolução de problemas e de comunicação entre as entidades e estruturas envolvidas, no âmbito da cooperação institucional em cenário de contingência; Avaliar as necessidades de investimento em recursos técnicos e planeamento por parte das entidades públicas e privadas com vista à autonomia energética e partilha de recursos.

O resultado do exercício foi positivamente reconhecido por todos os intervenientes, lançando o desafio à realização de eventos dentro do mesmo âmbito com o objetivo de melhorar possíveis intervenções em cenários reais.​

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.