Ferreira do Zêzere já tem projeto para prevenção e combate à doença mental

"Zêzere +"

0 130

“Zêzere +” é um projeto financiado pelo programa “Portugal Inovação Social” e pela Autarquia de Ferreira do Zêzere, com a coordenação da Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Pias.

A iniciativa pretende fazer face a um problema de Saúde agravado pela pandemia COVID19, no que diz respeito à prevenção e combate à doença mental, nomeadamente depressão e demência nos idosos, institucionalizados no Concelho de Ferreira do Zêzere.

Zezere6

“Zêzere+” beneficia um universo de 70 idosos que se encontram institucionalizados em ERPI’s, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia, do concelho de Ferreira do Zêzere, 10 de cada instituição alvo da iniciativa, com maior risco de depressão e início de demência.

Com este projeto, foi constituída uma equipa Multidisciplinar(1 Técnica de Serviço social e 1 Psicóloga Clinica), que fará a sua intervenção com um programa de prevenção da depressão nos idosos institucionalizados, que já era uma realidade, mas que com a pandemia ficou a ser considerada uma realidade mais evidente.
Esta intervenção será maioritariamente efetuada com a realização de 5 ações na área das terapias não farmacológicas, com as seguintes ações:

– Intervenção psicossocial de socio terapia.

– Terapia de Resolução de Problemas (TRP)

– Musicoterapia

– Sessões de relaxamento

– Sessões de yoga

Estas ações realizam-se uma vez por semana nas seguintes Instituições: Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Pias, Associação Igrejanovense de Melhoramentos, Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere, Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Areias, Centro de Bem Estar Social de Águas Belas e Centro Social e Paroquial de Chãos.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.