Golegã quer construir um açude no rio Almonda junto à Azinhaga

0 941
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

O Rio Almonda apresenta-se como uma das maiores riquezas naturais do concelho da Golegã, em particular da freguesia da Azinhaga, estando intimamente ligado à história e identidade cultural das gentes da azinhaga, quer do ponto de vista da atividade piscatória da comunidade avieira, quer pelo papel preponderante que desempenha na subsistência das culturas agrícolas da Lezíria.

Rio Almonda (14)

Foi por esta razão que o Município da Golegã, em agosto de 2022, deu início aos trabalhos de limpeza do leito do Rio Almonda, no troço urbano, uma vez que apenas nesta parte do curso de água pode o Município intervir de acordo com a legislação. Foi devido a esta limpeza e esforço do Município, que agora é possível ver o Rio Almonda com vida e a seguir o seu curso natural sem obstáculos, tal qual demonstram os registos fotográficos, o que há muitos anos não se verificava.

No entanto, considera o Município que muito mais há a fazer, razão pela qual elaborou projeto e iniciou pedidos de autorização junto da CCDR LVT e da Agência Portuguesa do Ambiente, no sentido da instalação de um açude, ainda que sazonal, para que se pudesse alcançar a manutenção do espelho de água do Rio Almonda que, como sabemos, tem secado completamente em pleno verão.

 

Tal instalação iria permitir a manutenção do espelho de água durante todo o ano, conseguindo-se assim garantir a preservação da biodiversidade deste rio que alimenta a Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo, permitindo ainda um desejável armazenamento de água para utilização agrícola, numa região agrícola cada vez mais fustigada por altas temperaturas e escassez de água, culminando ainda num maior aproveitamento do rio em termos de desenvolvimento turístico, com benefício para toda a comunidade.

Rio Almonda (16)

Apesar de todos os esforços do Município, em conjunto com a Agrotejo – União Agrícola do Norte do Vale do Tejo e das várias reuniões e informação remetida para as Entidades competentes, a Agência Portuguesa do Ambiente emitiu em agosto de 2023 um parecer desfavorável à instalação do açude, por alegadamente se desconhecer o impacto que a instalação do açude pode acarretar para a Reserva Natural do Paul do Boquilobo, extrapolando ainda a APA, sem apresentar argumentos, estudos ou evidências, que a instalação do açude poderá colocar em causa o Regime Jurídico da Rede Ecológica Nacional, por causas como a segurança de pessoas e bens, a garantia das condições naturais de infiltração e retenção hídricas ou mesmo a manutenção da fertilidade e capacidade produtiva dos solos inundáveis.

Rio Almonda (17)

O Município mantém a sua pretensão e objetivo de instalação do açude no Rio Almonda, através de uma solução permanente ou amovível, com o único objetivo de manter um espelho de água fundamental para a freguesia da Azinhaga pelos motivos já expostos, o qual tem secado completamente nos últimos anos durante o período estival, com graves consequências para a biodiversidade, agricultura e desenvolvimento económico da comunidade da Azinhaga.

Rio Almonda (19)

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.