Município da Chamusca já tem espaço de coworking ou teletrabalho
Chamusca aderiu à Rede Nacional de Espaços de Teletrabalho ou Coworking no Interior, contribuindo para a fixação de trabalhadores e de empresas no concelho.
O Município da Chamusca aderiu à Rede Nacional de Espaços de Teletrabalho ou Coworking no Interior, contribuindo desta forma para a fixação de trabalhadores e de empresas no concelho da Chamusca.
O espaço de coworking encontra-se instalado no Centro de Apoio a Empresas da Chamusca, na Rua Anselmo de Andrade, e está integrado no StartLab – Polo de incubação da Fábrica do Empreendedor da Chamusca.
O centro de teletrabalho está em funcionamento desde julho do ano passado e dispõe de um espaço com capacidade para sete coworkers, passível de ser ocupado por funcionários públicos, funcionários públicos em regime de mobilidade ou por trabalhadores que pretendam exercer a sua atividade no concelho da Chamusca.
Os espaços de Teletrabalho ou Coworking são disponibilizados pelas autarquias, devidamente equipados com computadores, impressoras e acesso à Internet, sendo divididos em áreas de diferentes tipologias que contemplam zonas privadas para videochamadas, áreas para reuniões e locais para a realização de apresentações ou ações de formação.
Trata-se de uma iniciativa lançada pelo Governo, nomeadamente, pelas áreas governativas da Coesão Territorial e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e integra o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES). Contribui para a fixação e atração de pessoas e empresas, diminui a necessidade de deslocações e a consequente pegada carbónica, e melhora a qualidade de vida das populações do Interior, promovendo a conciliação entre vida profissional e familiar.