Município de Santarém fecha 2022 com saldo positivo de 9,1 milhões de euros

Com grandes perspetivas de investimento futuro.

0 388

A Câmara Municipal de Santarém aprovou o relatório de Gestão e Prestação de Contas referentes ao ano de 2022, com a dívida comprovada mais baixa de sempre desde a entrada em vigor do POCAL.

O relatório aprovado, resume os dados económico financeiros mais relevantes do ano 2022, onde é de realçar a redução da dívida municipal, que no final de 2011 ascendia a 99,7 milhões de euros, e que no final do ano de 2022 se situa nos 36 milhões de euros, apresentando assim uma diminuição de, sensivelmente, 64 milhões de euros, o que representa uma redução relativa de 64% em apenas onze anos e um aumento do  total do ativo que atingiu, em 2022, o valor de 259 milhões de euros, verificando-se um aumento de 10,3 milhões de euros face ao valor atingido em 31/12/2021.

Conjugados os rendimentos e os gastos do Município ao longo do ano 2022, o resultado líquido do exercício apresenta-se positivo no valor de, sensivelmente, 4,3 milhões de euros, aumentando 15% (564 mil euros) face ao obtido em 2021.

No ano 2022, o Município de Santarém manteve o investimento em áreas prioritárias como o apoio às empresas e a promoção do emprego; a educação, construindo e melhorando os espaços escolares, tornando-os apropriados e adaptados para todas as crianças, proporcionando ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos; o desporto, criando condições para que os nossos jovens disponham das melhores condições para o seu crescimento saudável; o apoio social, aumentando a resiliência daqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, apoiando as instituições sociais, os bombeiros e os profissionais de saúde, as famílias e as empresas; mas também o apoio às Juntas de Freguesia, promovendo relações económicas, sociais e ambientais positivas entre áreas urbanas, periurbanas e rurais, reforçando o desenvolvimento e reconhecendo, desta forma, a sua intervenção parceira no apoio às populações.

Segundo a Câmara de Santarém, com os resultados alcançados, fica demonstrado que, com uma boa gestão financeira, é possível baixar impostos, baixar a divida e aumentar o investimento.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.