Ontem foi dia de limpar florestas com ministros a darem o exemplo

Campanha de sensibilização ou populismo?

0 78

Ontem, 24 de março, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, e a Presidente da Agência Ciência Viva, Rosalia Vargas, deslocaram-se ao Centro Ciência Viva do Alviela para uma ação de limpeza de faixas de gestão de combustível enquadrada numa campanha nacional de limpeza da floresta lançada pelo Primeiro-Ministro António Costa.

O Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Alcanena, a diretora do Centro Ciência Viva do Alviela, vereadores, presidentes de Juntas de Freguesia do concelho, sapadores florestais, técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e bombeiros de Alcanena e Minde juntaram-se aos voluntários que aderiram à iniciativa para limpar o terreno junto ao edifício do Centro Ciência Viva do Alviela e o Percurso Interpretativo dos Olhos d’Água do Alviela.

A ação reuniu mais de 40 pessoas, numa iniciativa que visa alertar para a importância da prevenção dos incêndios florestais. O Ministro limpou, em conjunto com todos os presentes, algumas zonas de mato do Percurso Interpretativo, enquanto decorria em simultâneo a limpeza de uma zona de encosta pelos sapadores florestais.

No final da iniciativa, a Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, destacou o empenho do município na limpeza florestal, algo que não é novo para a autarquia, que realiza fiscalizações regulares há cerca de 6 anos. A autarca sublinhou também a escolha do Centro Ciência Viva do Alviela para ponto de partida desta ação, realçando a importância que este equipamento representa para o concelho e para a ciência a nível nacional.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, agradeceu a todos os envolvidos e salientou o papel da ciência na preservação da natureza.

No final ainda houve tempo para uma visita guiada ao Centro Ciência Viva do Alviela pela diretora Paula Robalo, bastante apreciada e elogiada pelo Ministro Manuel Heitor.

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.