Câmara vai reabilitar a Mata Municipal de Ourém

A Mata Municipal António Pereira Afonso situa-se na zona norte da cidade de Ourém.

0 323

mata projeto 1024x543 1

“Reabilitar a Mata Municipal de Ourém, promover o aumento da reciclagem no nosso concelho e reduzir a pegada de carbono igualmente no Município”, eis os pilares do reforço da aposta na preservação ambiental, anunciados pelo Presidente da Câmara, no passado dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente.

IMG 4047

 

Luís Miguel Albuquerque aproveitou a cerimónia que assinalou a reabertura do Centro de Interpretação Ambiental para detalhar a intervenção que o Município prevê levar a cabo na Mata Municipal António Pereira Afonso. “Queremos devolver a Mata Municipal à cidade e aos seus habitantes. Este espaço não tem sido aproveitado como devia e por isso a cidade desligou-se dele, levando a que os mais jovens desconheçam a existem da Mata, assim como a maioria dos novos habitantes de Ourém também não sabem que isto existe”, considera.

Elaborado pelos serviços municipais, o estudo-prévio apresentado pelo Presidente justifica os moldes em que será feita a requalificação ecológica e paisagista da Mata Municipal. “Esta ação consiste na remoção da flora infestante e na colocação de infraestruturas de lazer, de modo a que a mata passe a ser um reduto ecológico mais estruturado e sustentável no nosso concelho”, explica a Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Ourém, elencando as valências que passarão a dotar o espaço: “Para além de um museu vivo de flora autóctone e um reduto importante para a avifauna, será uma zona de lazer e aprendizagem em plena natureza, dotada de múltiplas valências, tais como uma zona de piquenique, um pequeno lago com margens relvadas e estadias diversas, percursos pedestres com objetivos definidos (birdwatching – torre para observação de aves, casa do carvalho gigante, zona de aromáticas e chás, viveiro para propagação de sementes de autóctones da própria mata e ginásio ao ar livre), além de um parque canino, com WC apropriado.”

João Moura, Deputado da Nação e Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, testemunhou a reabertura do Centro de Interpretação Ambiental e sublinhou a importância da Mata Municipal. “Este parque, “o velho parque do Liceu”, diz muito às pessoas de Ourém, aos que estudaram e aos que ainda estudam aqui ao lado. Faz parte da nossa história, da história dos nossos jovens e da própria cidade. Felicito o Senhor Presidente da Câmara por estar a recuperar a dignidade que este espaço merece. As grandes cidades têm um pulmão verde e este é o pulmão verde de Ourém”, argumenta.

A Mata Municipal António Pereira Afonso situa-se na zona norte da cidade de Ourém, mais precisamente na envolvente do antigo Liceu, hoje requalificado e transformado na Escola Básica e Secundária de Ourém.

Fonte: CMOpage 19

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.