Empresários reúnem-se em Fátima para debater PRR

0 406
IMG 4883 1024x683 1
Presidentes, da Câmara e ACISO

A ACISO – Associação Empresarial Ourém Fátima e a Câmara Municipal de Ourém promoveram um Jantar de Empresários, que decorreu ontem quinta-feira, em Fátima.

A Iniciativa, direcionada para o setor empresarial local, reservou um fórum dedicado ao Plano de Recuperação e Resiliência, em especial às oportunidades e incentivos dedicados às empresas da região, com a presença de Josué Matias, seguido de um debate em torno dessas temáticas onde os empresários puderam esclarecer algumas das suas dúvidas.IMG 4822 1024x683 1O Presidente da Câmara Municipal de Ourém aproveitou a ocasião para reforçar a colaboração institucional entre a Câmara e os empresários, destacando a atitude resiliente e permanentemente inovadora do tecido empresarial local.

Luís Miguel Albuquerque apresentou ainda um conjunto de medidas de apoio que, ao longo do último ano, têm vindo a ser implementadas no sentido de fazer face às dificuldades que os empresários têm sentido.

Medidas de apoio ao tecido empresarial de Ourém

 –  Espaço Empresa

– Reforço dos parques empresariais,

– Construção da Área de Acolhimento Empresarial da Freixianda. Um investimento de 4,5 milhões de euros, com financiamento já garantido.

– Zona industrial de Fátima, está finalmente classificada como espaço industrial e onde as empresas ali localizadas, já estão devidamente licenciadas ou em condições de se poderem legalizar.

– Zona Industrial de Caxarias irá ser ampliada, estando neste momento a Junta de Freguesia de Urqueira, proprietária do espaço, a elaborar um regulamento de alienação dos cerca de 30 lotes existentes.

– Melhorar a ligação da Zona Industrial de Casal dos Frades ao IC9, esperando poder prolongar esta requalificação em direção à zona norte do nosso Concelho no decurso deste mandato autárquico, e profundamente empenhados em fazer da ligação do IC9 à A1, uma realidade.

– Apoio ao comércio local, através de uma campanha, em época natalícia, que mobilizou cerca de 200 comerciantes e que agora se repete.

– Apoios diretos aos estabelecimentos com quebras de faturação, iguais ou superiores a 50% durante a pandemia.

–  Apoio às rendas, com um apoio de 50% da renda no primeiro ano de atividade, e 75% no segundo ano, uma iniciativa que continua até ao final do ano.

– Iniciativa das 10001 noites. Reforço desta campanha, com o objetivo de atribuir mais 4001 noites, a usufruir entre 1 de janeiro e 30 de abril do próximo ano.

– O Município está fortemente empenhado na promoção da Cidade de Fátima e do Concelho de Ourém. Vai avançar com um investimento publicitário significativo, que vai resultar na divulgação da oferta turística, em outdoors estrategicamente situados nas principais vias de comunicação do país.

– Fátima vai receber os Encontros PNAID 2021, de 9 a 11 de dezembro. É um evento internacional, coorganizado com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que pretende, entre outros benefícios evidentes, potenciar negócios entre as empresas da nossa região e os investidores da diáspora.

– O Município tem em curso uma proposta de Regulamento de Apoio à Captação e Fixação de empresas no Concelho de Ourém. Trata-se de um instrumento que pretende conceder isenções ou reduções de taxas em sede de IMI, IMT, derrama e licenciamentos municipais.

Fonte: CMO

 

 

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.