Crédito Agrícola

Ourém vai ser sede da associação de Santuários Marianos Europeus

0 1.037
ACI Digital
Foto: ACI Digital

O concelho de Ourém vai ser a sede da associação de santuários marianos europeus, constituída por Portugal, Alemanha, Áustria, França, Itália, Polónia e Suíça, cuja formalização acontecerá brevemente, disse à agência Lusa o presidente do Município.

“A associação europeia conta com cidades com santuários marianos: Altötting (Alemanha), Mariazell (Áustria), Lourdes (França), Loreto (Itália), Einsiedeln (Suíça), Czestochowa (Polónia) e Fátima. A sede da associação será em Ourém, na sede do nosso concelho. Temos andado a trabalhar nisto há já alguns anos e agora finalmente chegámos a um entendimento para criar uma associação, que permitirá depois aceder a fundos comunitários para divulgação e dinamização de todos estes locais marianos na Europa”, explicou à Lusa o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque.

Segundo o autarca, que revelou a informação durante a conferência de apresentação da estratégia de promoção dos Caminhos da Fé e Espiritualidade, a associação “está em condições de ser criada”.

“Estamos apenas a aguardar que todos os meus colegas desses países possam ter agenda para virem a Portugal ou para enviarem uma procuração a dar-me poderes para poder constituir a associação em Portugal”, precisou Luís Albuquerque.

A rede “Shrines of Europe”, como é apelidada, funciona como uma “rota cultural europeia”.

Trata-se de “uma rota turística destes sete, onde serão evidenciadas todas as suas potencialidades e virtudes como locais de culto”.

“Já fui a Luxemburgo reunir com o presidente das associações das rotas culturais, que é quem certifica estas rotas. Logo que a associação esteja constituída, poderemos apresentar candidaturas para ter acessos a fundos comunitários”.

Segundo a página dos Santuários da Europa, o grupo foi fundado em 1996 e estabelece a ligação entre os mais importantes santuários marianos da Europa: Altötting, Czestochowa, Lourdes, Loreto e Fátima.

Alguns anos depois, o grande local de peregrinação austríaco Mariazell veio juntar-se ao grupo. O membro mais jovem do grupo de trabalho é Einsiedeln, o mais importante local de peregrinação mariano na Suíça (2017).

Como grandes devotos marianos, os dois últimos papas europeus, João Paulo II e Bento XVI, visitaram todos os ‘Shrines of Europe’, sublinhando desta forma a grande importância destes locais de peregrinação marianos na Europa, refere a página oficial.

Durante a conferência realiuzada ontem, Luís Albuquerque destacou ainda a importância do turismo religioso, “um pilar fundamental” que tem-se vindo a afirmar, “de uma forma consolidada, como um produto estratégico a nível nacional”.

“Se há uma atividade que está a ter problemas e efeitos devastadores é o turismo. Por isso, todos juntos temos de encontrar soluções para rapidamente podermos retomar aquilo que é dos fatores fundamentais para o desenvolvimento do nosso país”, destacou o autarca.

Referindo a “capacidade hoteleira muito grande e com muita qualidade” de Fátima, o presidente lamentou que o tempo de permanência dos turistas na cidade seja “muito curto”, pelo que tem havido uma divulgação de “outros produtos” da região.

Luís Albuquerque informou ainda que, no dia 20 de junho, será inaugurada a “rota dos pastorinhos, composta por dez painéis interpretativos que retratam a vida dos pastorinhos na região”.

“Será mais um ponto de atração na região. Também estamos a desenvolver núcleos digitais para o nosso concelho, onde a história de Fátima e dos pastorinhos será também devidamente retratada”, disse ainda.

Lusa

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.