Ovos gigantes são arte na Feira Nacional da Agricultura 2023

Arranca dia 3 de junho em Santarém.

0 727
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

Este ano, a organização da FNA23 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, que decorre de 3 a 11 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém – acrescenta valor a este evento de expressão nacional privilegiando, pela primeira vez, o generoso espaço da entrada principal com uma intervenção de teor artístico.

Henk Hofstra, performer de arte urbana de origem holandesa aceitou o nosso convite para expôr um dos seus projetos desafiadores que retratam aspetos polémicos e convidam a uma reflexão e a um olhar diferente sobre o mundo que nos rodeia, neste caso sobre o impacto na agricultura.

Ovos Gigantes 3

“Eggcident” é uma instalação que já esteve patente em várias cidades do mundo como Roterdão, São Petersburgo, Nova York, Santiago do Chile e Wuhan (China) – agora, estará em Santarém. Uma surpreendente exposição de ovos estrelados gigantes faz a ponte entre o tema da FNA23 – o Ovo – e a problemática das alterações climáticas, também tão relevante para a atividade agrícola.

O desafio é imaginarmos que o solo que pisamos ficaria tão quente que poderia fritar um ovo… E rapidamente concluirmos que um mundo assim, não é viável. Nas palavras do artista estes ovos estrelados são simultaneamente um aviso e um sinal de esperança. Alerta-se que estamos a destruir o planeta e a biodiversidade, que ainda não entendemos que temos apenas um lar: a terra. Por outro lado, estes ovos em forma de rosto humano que se beijam entre si representam a esperança numa nova vida, num futuro brilhante para a próxima geração.

Ovos Gigantes 1

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.