Presidente da Câmara de Almeirim faz balanço da atividade do município nas redes sociais

0 302
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements
Pedro Ribeiro, autarca muito assíduo das redes sociais, começa por dizer na sua página do facebook: ” Há quem diga que os políticos/autarcas apenas fazem obras/eventos em ano de eleições. Por isso é com muito gosto que, ano após ano, mantemos um registo diferente.
Pedro Ribeiro3
Da lista de obras realizadas e projetos em carteira para este ano, destacamos:
O ano iniciou-se com a continuação do apoio à saúde no âmbito da pandemia e a continuação da plantação de árvores no futuro parque urbano de Fazendas de Almeirim.
Em 2022 e em articulação com a Ecolezíria foram ainda distribuídos cerca de 4 dezenas de novos ecopontos. No total temos cerca de 150 ecopontos no concelho. A aposta na reciclagem é fundamental para as metas ambientais. Foram ainda distribuídos muitas centenas de compostores.
Comando Nacional da Força Especial de Proteção Civil
Continuámos com a construção do Comando Nacional da Força Especial de Proteção Civil, uma obra que é a 4ª fase do Campus de Almeirim. Uma infraestrutura única em Portugal. Cedemos ainda o terreno para a 5ª fase, a Companhia de Comando e Serviços da ANEPC.

 

Base logística da Mercadona
Em 2022 foi o inicio da obra da Base Logística da Mercadona. Uma obra de mais de 2 centenas de milhões de euros e que vai no final criar mais de meio milhar de postos de trabalho diretos. Aprovámos ainda o projeto da “fábrica das cenouras”. Cerca de uma centena de milhões de investimento e cerca de 200 postos de trabalho. São investimentos que estão a mudar o concelho para melhor e que resultam de muitos anos de trabalho muitas vezes invisível.
Colocámos ao serviço da população as Casas Mortuárias de Fazendas de Almeirim e Benfica do Ribatejo. Aspirações antigas destas populações. No total foram cerca de 600 mil euros de investimento.
Apoiámos a aquisição de bicicletas, a mudança de Leds para as famílias, os vouchers no Natal, o PART – Programa de Apoio à Redução tarifaria que permite transportes mais baratos. Isentámos o TUA que passou a ser gratuito. No total de bem mais uma centena de milhar de euros de investimento.
Continuámos as obras do estádio municipal, tendo terminado e inaugurado mais 2 campos de futebol de 7 e um de treino para guarda-redes, com nova iluminação, num investimento perto dos 250 mil euros.

 

Pavilhão Multiusos
Continuámos a obra do IVV – Multiusos de Almeirim.
Inaugurámos a área de serviço para autocaravanas. Uma infraestrutura de apoio ao turismo. Um investimento de cerca de 200 mil euros com apoio do Turismo de Portugal.
Inaugurámos o parque de merendas da Raposa.
Inaugurámos mais um troço da Circular Urbana e atribuímos o nome do Ex-presidente Sousa Gomes a esta via. Ao mesmo tempo lançámos mais um concurso e iniciámos a obra de um novo troço que vai ligar até à Compal. No total o investimento é de cerca de 1.5 Milhão de Euros.
Iniciámos a requalificação da Rua e Estrada da Barreira Branca. Mais cerca de 400 mil euros de investimento.
Lançamos as bases para os TLP – Transportes Locais de Proximidade que vai levar o transporte público e gratuito a todos os lugares. Para isso estamos já a mudar abrigos e a definir percursos.
Apoiámos a esterilização de animais de companhia com campanhas próprias e abertas a todos.
Apoiámos as escolas com projetos na área do ambiente e das artes.
Vimos reconhecida a Sopa da Pedra com a certificação Europeia.

 

Obras de requalificação de escolas
Iniciámos e terminamos vários projetos, outros ainda decorrem. Ciclovia Almeirim/Tapada, Parque Infantil em Paço dos Negros e Azeitada, edifício Junta Freguesia Fazendas, requalificação da Escola Secundária Marquesa da Alorna, requalificação Jardim Charquinhos e Área Envolvente Antigos Celeiros, pavimentação das ruas direita, campo da bola e 1º Maio em Foros de Benfica, Estrada EM 578 – Ligação Almeirim/Fazendas de Almeirim
A requalificação Escola EB 23 de Fazendas de Almeirim continuou e estará terminada em 2023. Um investimento de cerca de 2 Milhões de Euros.
O mesmo com a Escola EB 23 Febo Moniz, com um investimento de 2.5 Milhões de euros.
A Escola Canto Jardim fica finalizada no início de 2023 e representa cerca de 800 mil euros de investimento.

 

Aquisição de terrenos
Para se fazerem projetos e obras são necessários terrenos e edifícios. Adquirimos para concentrar os serviços camarários um terreno e um pavilhão na Zona Industrial num total de cerca de meio milhão de euros. Adquirimos ainda os terrenos da chamada Horta D’El Rei por cerca de 300 mil euros. Aqui iremos ter cerca de 1 hectare para apoiar o estacionamento do mercado municipal que já tem projeto e cuja obra queremos lançar em 2023.
Continuamos a adquirir viaturas e máquinas de trabalho para dar resposta às necessidades. Continuamos nesta matéria apoiar as entidades públicas para que possam ter condições de realizar o seu trabalho, como são as Juntas de Freguesia, a GNR etc.
Não esta aqui o trabalho de centenas de colaboradores que dia após dia vão permitido que aquilo que é pensado e idealizado ganhe forma e veja a luz do dia. Como em tudo na vida, nada se faz sozinho. Não há pessoas perfeitas nem insubstituíveis. Mas há, felizmente, muita gente que quer sempre mais e melhor.
Não está aqui o apoio a dezenas de eventos uns maiores outros mais pequenos, desde as festas a provas, passando por todo o tipo de espetáculos.
Execução orçamental de 93%
No final de tudo isto terminámos 2022 com uma execução orçamental de 93% da receita, talvez a melhor de sempre e uma dívida a fornecedores que só não é zero porque não o conseguimos do ponto de vista administrativo.
Dito isto. Está tudo bem? É claro que podemos sempre fazer mais. Mas, também é justo realçar o que está a ser feito e o que isso representa no contexto regional e nacional. Termino como comecei. Este é o balanço de um ano “normal”.
Para ler na íntegra o balanço apresentado pelo autarca, veja: https://www.facebook.com/pedromiguel.ribeiro.33
Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.