Santarém aposta em rotas turísticas nas freguesias rurais

Programa “Renovação das Aldeias”.

0 486

O Município de Santarém aprovou uma proposta para a declaração de interesse para a comunidade e economia locais na Freguesia do Arneiro das Milhariças, na União das Freguesias de Casével e Vaqueiros e na União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, avança o Correio do Ribatejo.

Segundo a mesma fonte, com a aprovação da Declaração de Interesse Público, vai ser possível a apresentação das respetivas candidaturas ao Programa “Renovação das Aldeias” da Associação de Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo (APRODER), com fundos da União Europeia a suportarem 80 por cento do investimento total elegível, para trabalhos com um custo superior a 5 mil euros até ao máximo de 200 mil euros.

Na Junta de Freguesia do Arneiro das Milhariças, o projecto “Rota das Fontes e do Fontanário e Rota do Ciclo do Pão” visa a criação de duas rotas pedestres. um espaço museológico e um forno comunitário.

Na União das Freguesias de Casével e Vaqueiros, o projeto “Rotas e Trilhos de Casével e Vaqueiros” pretende criar três percursos pedestres. bem como melhoramentos do património existente. criando a “Rota das Fontes de Casével”. a “Rota dos Templários” e o “Trilho dos Moleiros em Vaqueiros.

Na União das Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, o projeto “Rota das Fontes da União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém” que visa promover o património natural e cultural da região. contribuindo para a valorização do território a nível cultural e turístico.

Este projeto visa preservar, conservar e a valorizar os elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais, bem como os elementos que constituem o património imaterial de natureza cultural e social dos territórios. Por conseguinte, torna-se necessária a criação ou melhoria de infraestruturas de coletividades locais, onde as populações possam desenvolver atividades culturais, desportivas. bem como atividades de empreendedorismo social de base comunitária.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.