Santarém é o concelho que tem mais grupos de dadores de sangue
Os Grupos de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Santarém vão receber, este ano, um apoio financeiro de treze mil, quinhentos e noventa euros (13.590 €).
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, destacou que “somos o Concelho que tem mais grupos de dadores de sangue” e enalteceu o “trabalho desenvolvido por estes grupos ao contribuírem de forma integral e benévola na recolha de sangue e na sensibilização para a necessidade permanente da recolha deste”.
Este apoio decorre das candidaturas efetuadas pelos grupos, ao abrigo do Regulamento Municipal n.º 178/2016, de 19 fevereiro, com as alterações introduzidas pelo Aviso n.º 1062/2023, de 16 janeiro, e visa facilitar as atividades promovidas por cada grupo de âmbito recreativo, na promoção e na angariação de dadores benévolos.
Estas associações desenvolvem a sua ação na área da promoção da saúde, desenvolvendo ações de sensibilização e esclarecimento sobre a dádiva de sangue e promovendo iniciativas de colheita de sangue. Estas iniciativas assumem-se como um importante contributo para o reforço da participação cívica dos cidadãos, procurando responder, desta forma, às necessidades das reservas de sangue.
Fonte: CMS