Suprimir sete passagens de nível entre Cartaxo e Santarém vai custar 50 milhões de euros

0

A empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) apresentou um plano de investimento para eliminar sete passagens de nível na Linha Ferroviária do Norte, entre os apeadeiros de Santana/Cartaxo e Vale de Figueira, no concelho de Santarém. A intervenção inclui as passagens de Vale de Santarém, Peso, Estação de Santarém e Senhora da Saúde.

O plano foi divulgado ontem sexta-feira, 1 de agosto, na Câmara Municipal de Santarém, numa sessão conduzida pelo vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, acompanhado por outros responsáveis da empresa. O investimento total ultrapassa os 50 milhões de euros.

Dois lotes de obras

O plano está dividido em dois lotes:

  • Lote 1: Inclui a construção de um viaduto sobre o apeadeiro de Santana/Cartaxo (Km 60+090) e uma passagem superior no Vale de Santarém (Km 66+019), com um investimento estimado em 21 milhões de euros. A empreitada poderá avançar já em setembro deste ano, caso seja aprovada a portaria de extensão de encargos.

  • Lote 2: Prevê a supressão de cinco passagens de nível — Peso (Km 69,474), Estação de Santarém (Km 74,552), Senhora da Saúde (Km 75,816) e duas em Vale de Figueira (Km 83,230 e Km 84,031). Com um valor de 32,7 milhões de euros, este lote deverá ser lançado a partir de setembro de 2025, também dependente de autorização governamental.

Detalhes das intervenções
  • PN do Peso: Será construída uma passagem superior e a requalificação da Estrada do Peso numa extensão de 844 metros.

  • PN da Estação de Santarém: Prevê-se uma passagem superior e o restabelecimento da Estrada Nacional 365, em 378,4 metros.

  • PN da Senhora da Saúde: Também será construída uma passagem superior, com reabilitação da Rua da Senhora da Saúde, numa extensão de 390 metros.

  • Vale de Figueira: Serão desativadas duas passagens de nível, com a construção de uma única passagem superior e o restabelecimento da EN365 ao longo de 1.525 metros.

Projetos concluídos

De acordo com a IP, todos os projetos já se encontram concluídos, com um custo de elaboração de 710 mil euros. As intervenções serão realizadas de forma faseada, embora ainda não esteja definido por qual zona se começará.

Durante a apresentação, o presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, apelou para que as primeiras intervenções incidam sobre as passagens do Peso e da Estação de Santarém, que considera prioritárias devido à sua criticidade e impacto na segurança e circulação.

Recorde-se que, a 17 de junho deste ano, foi finalmente consignada a obra da variante à EN365 nas Assacaias, junto à Ribeira de Santarém, um projeto há muito esperado e que enfrentou várias décadas de avanços e recuos.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.