Escola Superior de Saúde de Santarém forma 79 novos enfermeiros

0 756
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

A Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS) assinalou, na tarde do dia 27 de julho, o encerramento do 34º Curso de Enfermagem – 1º Ciclo no auditório da Escola, com a licenciatura de 79 novos enfermeiros.

Na cerimónia, os novos finalistas receberam as insígnias, símbolo da enfermagem e leram em conjunto o Compromisso de Honra que simboliza a transição de estudantes para profissionais.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém, deu os parabéns a estes novos enfermeiros, reconhecendo o seu trabalho, talento, esforço e dedicação na conclusão do curso e referiu que “a vossa capacidade de resiliência deve ser um exemplo para toda a comunidade. Trabalhar na área da saúde é um gesto de nobreza e heroísmo e devemos sempre aplaudir os profissionais que investem as suas próprias vidas nessa missão. Hoje, os nossos enfermeiros finalistas começam a criar o seu futuro profissional com a certeza de que estes docentes vos prepararam para os diversos desafios que vão enfrentar daqui em diante nos cuidados de saúde e bem-estar daqueles que precisam. O papel de cuidar do próximo é muito importante”.

Sessão de Encerramento 34º Curso de Enfermagem (298)

O Vice-Presidente da autarquia não esqueceu os pais e encarregados de educação, onde enfatizou que “eles foram e continuam a ser um pilar fundamental na vossa educação, que trabalham para vos proporcionarem uma melhor educação e que hoje se emocionam convosco”.

Nesta sessão de encerramento foram ainda atribuídos prémios de mérito, designadamente o prémio Albergaria Martins e o prémio Ernesto da Fonseca. “Aquando da criação desta Escola em 1973, o Dr. Albergaria Martins e o Enf.º Ernesto da Fonseca foram dois dos seus fundadores. Pelo profissionalismo sempre demonstrado, pela dedicação, pela responsabilidade, mas sobretudo pelos seus valores morais e humanistas e pela amizade a esta escola, em momentos diferentes e por razões diferentes foi seu desejo premiar os melhores alunos”, referiu Hélia Dias, Diretora da ESSS.

O Prémio Albergaria Martins premeia o estudante que para além da classificação obtida e da assiduidade, mostrou ao longo do curso interesse, adequadas relações interpessoais e identificação com a profissão. Na opinião dos professores e dos estudantes do curso, Catarina Anacleto foi quem mereceu receber este prémio.

Sessão de Encerramento 34º Curso de Enfermagem (221)

O Prémio Ernesto da Fonseca foi atribuído a Beatriz Fernandes, Maria Luísa Narciso e a Margarida Vassalo Mendes que se destacaram no estágio de integração à vida profissional no Hospital de Santarém. Esta restrição ao Hospital de Santarém resulta da grande ligação do Enf.º Ernesto da Fonseca ao mesmo, pois foi Enfermeiro Diretor do hospital entre 1988 a 1995 quando se aposentou. Além da classificação obtida, valoriza a capacidade de adaptação aos cuidados, o relacionamento interpessoal e a integração na equipa.

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.