Prevenção de varizes: saiba como

0 267

Com a chegada do verão e da respetiva época balnear a preocupação com o aspeto das pernas vem ao de cima e, por consequência, a prevenção de varizes revela-se uma prioridade.

Se ainda não tiver varizes, mas sentir dores, cansaço ou inchaço nas pernas, ou notar o aparecimento de manchas na pele, deverá estar atento à possibilidade de ter doença venosa crónica.

Apesar das mulheres estarem mais propensas a desenvolver varizes, a verdade é que as varizes são universais. Alguns fatores de risco para o aparecimento de varizes são a obesidade, o sedentarismo, e o ortostatismo.

Quer saber o que são as varizes e como pode evitá-las? Então continue a ler este artigo.

O que são varizes?

De uma forma sucinta, as varizes são veias superficiais, insuficientes e dilatadas, com mais de 3 mm de diâmetro, que habitualmente se apresentam tortuosas. Estas veias não são eficazes em desempenhar a sua função, que é fazer o retorno do sangue de todas as partes do corpo em direção ao coração.

Embora qualquer veia possa ficar “varicosa”, as varizes são mais comuns nos membros inferiores.

Sintomas

Os sintomas das varizes variam de pessoa para pessoa, e dependem muito do estado em que se encontram. Os sintomas/sinais mais comuns desta condição localizam-se nos membros inferiores e são:

  • Dor;
  • Sensação de cansaço e peso;
  • Edema (inchaço);
  • Eczema;
  • Pigmentação cutânea.
Fatores de risco

Na maioria dos casos, as varizes surgem devido ao histórico familiar. Ou seja, se na família existem pessoas com varizes, é mais provável que possa pertencer ao grupo de risco e, assim, ter este problema no futuro.

Além do fator hereditário, existem outros fatores que potenciam o aparecimento das varizes, tais como:

  • Idade;
  • Excesso de peso ou obesidade;
  • Pessoas que ficam muito tempo sentadas ou em pé;
  • Gravidez, tanto maior o risco quanto maior o número de gravidezes;
  • Menopausa
Prevenção das varizes: 9 dicas úteis

Mesmo que a hereditariedade seja um fator relevante, existem alguns cuidados que poderão ajudar a prevenir o aparecimento de sintomas e eventualmente prevenir o aparecimento de varizes:

  1. Praticar atividade física (por exemplo, caminhada);
  2. Manter um peso saudável;
  3. Mudar de posição frequentemente, de modo a estimular a circulação sanguínea (evite passar longos períodos sentado ou em pé imóvel);
  4. Quando recomendado, use meias de compressão elástica;
  5. Evitar o uso de roupa apertada;
  6. Não usar saltos muito altos;
  7. Hidratar o corpo diariamente, sobretudo os pés e as pernas;
  8. Nos dias quentes, ou sempre que tiver sintomas, massajar as pernas com água fria, debaixo para cima, durante alguns minutos;
  9. Consulta um angiologista/cirurgião vascular para seguir as suas orientações.
E se desenvolver varizes?

O plano terapêutico deverá ser determinado pelo cirurgião vascular.

Por norma é realizado um eco-Doppler venoso dos membros inferiores, que é fácil, rápido e indolor, e mediante os resultados, o especialista irá recomendar a melhor abordagem.

A abordagem mais comum é a terapêutica conservadora, isto é, alguns cuidados no quotidiano, uso de meias de compressão elástica e, eventualmente, a administração de fármacos.

No caso de a terapêutica conservadora não funcionar ou não for suficiente é necessário recorrer a outros tratamentos, que incluem:

  • Escleroterapia (injeção de uma substância química que vai obstruir o vaso);
  • Laserterapia transcutânea;
  • Radiofrequência ou laserterapia endovascular;
  • Cirurgia vascular
Agora que já sabe como prevenir varizes…

É importante que ponha em prática toda a informação que fornecemos neste artigo. Afinal, a prevenção é sempre a melhor solução, pois ajuda a evitar complicações futuras ou tratamentos mais radicais.

Para que possa mostrar as pernas sem medos e, acima de tudo, ter uma boa saúde e qualidade de vida, não espere sofrer com os sintomas das varizes, aplique já os nossos conselhos. Caso tenha algum sinal desta condição, não hesite e procure de imediato um cirurgião vascular.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.