30POR1LINHA dedica atividade à procura da «vaca-ruiva» em Tomar

No dia 15 de julho junto à Ponte de Peniche.

0 847
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

A 30POR1LINHA preparou uma atividade para o dia 15 de julho junto à Ponte de Peniche em Tomar, entre as 20h00 e as 22h30 para saber mais sobre um escaravelho da família dos lunacídeos pouco conhecido e abrangido pelo projeto VACALOURA.PT do qual esta associação é embaixadora desde 2020.

O objetivo é compilar e organizar a informação enviada pelos cidadãos sobre a distribuição e estado das populações dos escaravelhos da família Lucanidae em Portugal, de forma a averiguar o estado de conservação das espécies na sua área de distribuição.

O projeto tem uma forte componente de educação ambiental, que pretende disseminar e sensibilizar para a importância da madeira morta nos ecossistemas florestais, da biodiversidade associada a estes habitats e de como todos juntos podem ajudar a conservar estes ecossistemas.

No caso da 30POR1LINHA, o foco tem estado na vaca-ruiva (Lucanus barbarossa). A nível científico conhece-se pouco sobre esta espécie sendo a sua área de ocorrência a nível mundial restringida a Portugal, Espanha, sul de França e Norte de África.

Este ano, o fim-de-semana da vaca-ruiva regressa nos dias 14, 15, 16 e 22 de julho, datas em que haverá 7 atividades programadas em 4 distritos distintos.Todas as atividades serão dinamizadas por diferentes monitores da Rede de Embaixadores, com o intuito de dar a conhecer a vaca-ruiva e os seus habitats aos cidadãos portugueses.

As inscrições podem ser feitas aqui:
Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.