Carvalho de Tomar e de Carregueiros classificados como árvores de interesse público

Carvalho de Tomar situa-se junto à Biblioteca Municipal

0 1.193

No passado dia 13 de outubro, os carvalhos-cerquinhos (Quercus faginea Lam) “Professor Jorge Paiva”, no jardim da Biblioteca Municipal de Tomar Dr. António Cartaxo Da Fonseca, e de Carregueiros, na EN113, foram classificados arvoredo de interesse público pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com a publicação em Diário da República da sua classificação. Estas duas classificações resultam de requerimentos efetuados em 2019 e 2020 ao ICNF pela 30POR1LNHA-Associação Sociocultural e Ambiental.

Já em setembro de 2020, um carvalho-cerquinho localizado na praia fluvial da Pedreira tinha sido classificado de interesse público. Assim sendo, nos anos de 2020 e 2021 foram classificados três carvalhos-cerquinhos no concelho de Tomar, passando a ser o concelho no país com maior número de classificações da espécie. São eles o carvalho “Professor Jorge Paiva”, o carvalho de Carregueiros e o carvalho da Pedreira.Declaracao 30POR1LINHA sobre classificacao carvalhos concelho de TomarO carvalho da Biblioteca Municipal Dr. António Cartaxo Da Fonseca foi denominado como carvalho Professor Jorge Paiva em assembleia municipal de Junho de 2020 após uma iniciativa da 30PORLINHA e da escola Santa Maria do Olival. O objectivo foi homenagear o biólogo Jorge Paiva que ao longo dos últimos anos tem feito palestras sobre biodiversidade no auditório da biblioteca e um jantar lusitano na escola Santa Maria do Olival.

34

Mais carvalhos-cerquinhos de grande porte existem com características de poderem vir a ser classificados de interesse público e beneficiarem de proteção legal, tanto no concelho de Tomar como no Centro e Oeste do país. Assim, neste sentido a associação 30POR1LINHA juntamente com outros parceiros, tem vindo, desde 2019, a proceder à identificação e caracterização destes carvalhos.

Como resultado deste trabalho foi publicado em 2020 o artigo “Carvalhos-cerquinhos de grande porte dos concelhos da Batalha e de Tomar como embaixadores dos bosques de Quercus faginea Lam. (cercais) na zona centro de Portugal”, na revista Lucanus encontrando-se disponível na seguinte ligação: http://www.lucanus.cm-lousada.pt/2020/11/27/carvalhos-cerquinhos-de-grande-porte/

A 30POR1LINHA e os seus parceiros têm a expetativa futura de que sejam classificados de interesse público mais carvalhos-cerquinhos de grande porte. Do mesmo modo, seria importante que também a espécie Q. faginea possa usufruir no futuro de uma proteção legal semelhante ao sobreiro e à azinheira. Isto porque, do ponto de vista de conservação da natureza, esta espécie tem um elevado valor para a biodiversidade dos habitats naturais.
atrintaporumalinha@gmail.

56

y

Fonte: 30POR1LINHA

 

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.