Limpeza da Ribeira de Seiça com ajuda do Regimento de Engenharia de Tancos

Protocolo já foi celebrado entre o Exército Português e a Câmara de Ourém.

0 262

O Município de Ourém celebrou, na passada quinta-feira, um protocolo com o Exército Português – Regimento de Engenharia n.º 1 de Tancos, com vista à continuação da limpeza e desobstrução da Ribeira de Seiça.

O objetivo é regularizar as margens da ribeira, através do corte e remoção de árvores secas, e em risco de queda, ao longo de uma extensão de aproximadamente 4 km. Esta ação será efetuada por 4 militares equipados com maquinaria pesada e terá lugar num troço entre Ourém e a Melroeira.

À semelhança de acordos anteriores, o Município de Ourém assegurará, durante a execução dos trabalhos, as refeições, alojamento e consumíveis da equipa, num período expectável de 4 meses, a iniciar já no próximo mês de agosto.

A Ribeira de Seiça é uma pequena ribeira de Portugal, que nasce no concelho de Ourém e desagua no Rio Nabão.

Passa pela cidade de Ourém e por várias localidades deste concelho, entre as quais a que dá o nome à ribeira, Seiça. No seu troço final atravessa a freguesia da Sabacheira (de poente para nascente) no concelho de Tomar, onde é designada por ribeira da Sabacheira, até à sua foz.

indice 2Abastece de água a agricultura de regadio presente ao longo das suas margens, compostas de uma vasta vegetação ribeirinha, encontram-se também alguns açudes ao longo do seu curso.

Nesta ribeira sobrevive a rara espécie de lampreia de riacho de nome Lampreta planeri, tendo em finais do século XX sido descoberta uma nova espécie, a Lampetra auremensis.

 

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.