Temperaturas vão ultrapassar os 40ºC durante os próximos dias

Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo alerta para os cuidados que se devem ter com a subida das temperaturas máximas.

0 240

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê alerta amarelo, a partir de hoje, quinta-feira, dia 7, devido a uma subida das temperaturas, especialmente da máxima, podendo esta atingir valores acima dos 40ºC na área geográfica do ACES Médio Tejo.

Face a esta situação, a Unidade de Saúde Pública Médio Tejo relembra para a necessidade de adoção de medidas preventivas dos efeitos do calor. É necessário não esquecer que as pessoas mais suscetíveis (os idosos que padecem de doença crónica e as crianças) devem ser afastadas do calor, permanecendo em lugares frescos durante o período mais crítico (entre as 11 e as 17 horas) e terem presente a importância de lhes assegurarem um consumo adequado de líquidos, para evitar a desidratação.

Dado que estamos num período em que muitas pessoas se encontram de férias, é importante relembrar a importância da utilização de cremes protetores sempre que há exposição solar e frequentar a praia entre as 11 e as 17 horas, pode ser muito prejudicial para a saúde.

A vulnerabilidade das pessoas é, frequentemente, cumulativa para o calor extremo e para a COVID-19, nomeadamente no caso das pessoas com idade superior a 65 anos, com doenças crónicas e/ou a viver em habitações sobrelotadas ou com deficientes condições socioeconómicas.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.