Festa dos Tabuleiros em exposição

“A Festa dos Tabuleiros, o Património Cultural e a Comunidade” vai estar patente, de 15 de julho a 2 de outubro, no Complexo Cultural da Levada de Tomar.

0 942
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

Resultado de um projeto em curso entre o Município de Tomar e o Techn&Art, Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes do Instituto Politécnico de Tomar, composta por investigadores integrados e investigadores colaboradores de ambas as instituições, a presente exposição resulta das atividades desenvolvidas para o estudo, inventariação e salvaguarda da Festa dos Tabuleiros enquanto manifestação do Património Cultural Imaterial.

Projeto que já conta com um conjunto de publicações e apresentações em diferentes revistas e em eventos internacionais de índole académica, nomeadamente realizados na Grécia, na Polónia e em Espanha, onde conquistou o prémio de Melhor Artigo,  conta com três objetivos: primeiro, valorizar a função do património cultural imaterial na sociedade e integrar a salvaguarda do referido património em programas de planeamento e promoção; em segundo lugar, produzir conteúdos pedagógicos que possam contribuir para a educação e valorização patrimonial da própria Festa dos Tabuleiros; e em terceiro lugar, criar ferramentas que possibilitem a sustentabilidade da festividade através da participação comunitária na criação de modelos de negócio de forma incorporada com a extensão e promoção do contexto económico e social de Tomar, enquanto município da sub-região do Médio Tejo e da região Centro do país.

Nesta exposição, que se dirige à comunidade e aos próprios visitantes e turistas e que pode ser visitada gratuitamente aproximadamente durante 3 meses, é possível ficar a saber mais sobre os diferentes ciclos históricos da Festa dos Tabuleiros, o Património que lhe está associado e as diferentes formas de participação da comunidade.

Nela será igualmente possível ficar a conhecer objetos realizados durante as diferentes formações, ministradas no âmbito do Programa EDP Tradições, que se revelam como atuais elementos atrativos da “A Moagem – Fábrica das Artes”.

Financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e que conta com o apoio do Centros de Estudos em Fotografia de Tomar e de outras instituições locais, que contribuíram na disponibilização de conteúdos e objetos expositivos, esta exposição distingue-se por ser bilingue, encontrando-se a informação traduzida para inglês.

A inauguração está marcada para o próximo dia 15 de julho (sexta-feira) às 18h00 e a exposição poderá ser visitada até 2 de outubro, de quarta-feira a sexta-feira, das 14h00 às 18h00, e sábados e domingos, das 10h às 13h e das 14h às 18h.

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.