Exposição: “O livro escolar no Estado Novo” para ver na Escola D. Nuno Álvares Pereira

0 473
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, está patente na biblioteca da Escola D. Nuno Álvares Pereira, de 15 a 30 de abril, a exposição “O livro escolar no Estado Novo”, aberta a toda a comunidade educativa.

Cartaz de O livro escolar no Estado NovoDurante este período da nossa História, com a política do livro único, alguns destes manuais de leitura estiveram em vigor durante décadas, ensinando gerações de portugueses a ler e transmitindo-lhes os princípios ideológicos da ditadura salazarista. Para os mais velhos, a visita à exposição será uma viagem ao tempo de infância, já para os alunos é uma experiência muito realista sobre a escolaridade durante o Estado Novo.

Mas esta não é só uma exposição de livros escolares e dos seus conteúdos, já que ela recria toda a envolvência de uma sala de aula do ensino primário, desde os materiais didáticos como a “pedra” ou ardósia, as carteiras com os seus tinteiros e canetas de aparo ou os cadernos de 2 linhas. Além destes materiais, estão também presentes os recursos “pedagógicos” usuais na época, como a palmatória (menina dos 5 olhos), a régua e a cana.

A abertura da exposição contou com a presença da Diretora do Agrupamento Nuno de Santa Maria e da vereadora da autarquia, Rita Freitas. Esta atividade é organizada pela área disciplinar de História, em colaboração com a biblioteca escolar Pedro Seromenho e o clube + Humanidade.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.