Após 3 meses de corte, água volta a correr na rede de rega da Barragem do Carril

Agricultores já podem avançar com a sementeira das suas culturas.

0 589
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

Após 3 meses sem água, os agricultores e regantes da Barragem do Carril já podem avançar com as culturas.

Segundo conseguimos apurar o fornecimento de água aos agricultores e regantes já se encontra restabelecido desde ontem. Recorde-se que no dia 12 de janeiro foi executado o corte do fornecimento da água à rede de rega, devido a uma rotura na conduta principal, no lugar de Covas.
Em janeiro de 2024 quando foi reposto o funcionamento da rede de rega, detetou-se uma rotura no lugar da Bairrada.

transferir

Sabe-se, no entanto, que a obra pública em causa é uma empreitada com o custo médios de € 133.687,01 (cento e trinta e três mil, seiscentos e oitenta e sete euros e um cêntimo) acrescido de IVA. A decisão de contratação está prevista ocorrer este mês e o início da empreitada só se poderá desenvolver em junho, tendo os trabalhos um prazo estimado de 90 (noventa dias).

Entretanto, estava anunciada pela CCDR LVT uma reunião, no passado dia 22, com a Câmara Municipal de Tomar, responsáveis locais da Proteção Civil e Bombeiros Voluntários de Tomar, onde iam ser dadas informações sobre os últimos desenvolvimentos e passos que estão a ser dados no sentido da abertura da rede de rega; solicitar a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Tomar e do Serviço de Proteção Civil para o caso de algum evento de rotura da conduta que obrigue ao fecho da mesma, tendo em vista a proteção de pessoas e bens, e que possa ser realizado da forma mais célere possível; abordar ainda com a CM Tomar, a questão relativa à avaliação da possibilidade de autorização para colocação dos postes de sirenes com a respetiva proposta de localização dos dois postes e a identificação dos contactos a facultar aos proprietários das parcelas contínuas à área da conduta afetada para comunicação de situações anómalas.

O restabelecimento da rede de rega vem permitir que os agricultores possam desde já avançar com as culturas, nesta época de sementeiras.

A Barragem Hidroagrícola do Carril, com uma área beneficiada de 378 ha, engloba cerca de 920 prédios rústicos e 613 proprietários​.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.