Escolas de Cem Soldos distinguidas com selo de qualidade «Escola Amiga da Criança»

Na 1ª edição do concurso promovido pela CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais) e pela LeYa Educação.

0 19

 

O Projeto Educativo “Escola Aldeia”, desenvolvido no Jardim de Infância, na Escola EB1, e Sótão-ATL de Cem Soldos – Tomar, foi distinguido com o Selo de qualidade “Escola Amiga da Criança” na 1ª edição do concurso promovido pela CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais) e pela LeYa Educação.

A iniciativa é ideia do psicólogo Eduardo Sá e visa distinguir escolas que concebam e implementem “ideias extraordinárias” que melhorem as suas condições de funcionamento e promovam uma escola melhor e mais amiga da criança. A concurso estiveram mais de 800 ideias extraordinárias aplicadas em contextos educativos privados e públicos de todo o país, em áreas como o espaço de recreio, a alimentação, formação cívica, a segurança ou o envolvimento da família.

Cem Soldos destaca-se, mais uma vez, pela positiva ao arrecadar duas distinções. O projeto educativo inovador, de base humanista, em implementação na aldeia de Cem Soldos, volta a ser distinguido: Projeto “Escola Aldeia”, na categoria de Envolvimento da Família e Comunidade Educativa, e o Projeto “Laços e Nós”, na categoria de Projetos Extracurriculares.

Já em 2016, no arranque deste projeto, a iniciativa “Cem Soldos e a Escola” tinha sido distinguida com o Prémio Boas Práticas Associativas, pelo Instituto Português de Desporto e Juventude (atribuído à Associação SCOCS). Agora, a Escola Aldeia é também “amiga da criança”.

“ESCOLA ALDEIA” distingue-se na categoria de Envolvimento da Família e Comunidade Educativa pelo envolvimento assinalável da comunidade de Cem Soldos nas questões educativas e pela organização e implementação de projetos de interesse pedagógicos ao longo dos últimos anos, como são exemplo: o Projecto de Culinária “Saberes e Sabores”, com cozinheiras cem-soldenses, o Projeto “Jogos do Mundo”, onde constroem jogos nas oficinas, a Horta Pedagógica, que envolve diretamente agricultores da aldeia, Projeto “Laços e Nós”, “Operação Formigas Amigas”, “Requalificação das Escolas”, entre outros…

“LAÇOS E NÓS” distingue-se na categoria de Projetos Extracurriculares. É um projeto em curso que nasce da preocupação por promover a saúde mental das crianças. Ao longo do ano letivo, são realizadas sessões terapêuticas em sala de aula onde se promovem as competências socio-emocionais das crianças utilizando-se técnicas dinâmicas e ativas com recurso ao Sociodrama. Estas sessões são realizadas por Paula Carvalho, Enfermeira Especialista Saúde Mental, mãe de um aluno e residente na aldeia. O “Laços e Nós” integra momentos de divulgação do trabalho realizado junto da comunidade e respetivos pais, bem como workshops, nos quais se pretende alargar as competências parentais para uma melhor educação emocional dos seus filhos.

O Projeto “Escola Aldeia” nasce da parceria entre o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, o Sport Club Operário de Cem Soldos e Associação de Pais e Encarregados de Educação de Cem Soldos e envolve ativamente os três núcleos educativos da aldeia: o Jardim Infância, a Escola Básica de 1º ciclo e o Sótão-ATL de Cem Soldos.

Fonte: SCOCS

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.