Os essenciais para a sua viagem de barco

0 363

Os passeios de barco são um dos tipos de atividades cada vez mais procuradas em Portugal, quer por portugueses, quer por turistas estrangeiros que se rendem às paisagens espetaculares, aos ecossistemas dos nossos rios e seus estuários ou aos pores-do-sol inesquecíveis.

Em cidades como Lisboa e Setúbal, por exemplo, uma das grandes atrações é a observação de golfinhos. Na verdade, existe uma série de possibilidades a explorar no setor de atividade marítimo-turístico.

 

Hoje em dia, alugar um barco em Lisboa com um grupo de pessoas é uma excelente opção de passeio, onde se pode desenvolver várias atividades e, na maior parte dos casos, a preços relativamente acessíveis.

Uma pessoa habituada ao mar e à navegação certamente saberá o que é indispensável ter consigo a bordo para uma viagem de barco. Este texto é dirigido ao público mais inexperiente neste tipo de atividades, mas que gosta de estar preparado e que não quer que lhe falte nada na hora de embarcar.

Há um ditado popular da região de Setúbal e muito utilizado pelos mais antigos que diz: Quem vai para o mar, avia-se em terra. E é bastante pertinente este ditado, não só porque devemos estar sempre preparados para todo o tipo de atividades, mas principalmente porque nesta atividade em particular, se nos esquecermos de alguma coisa importante, dificilmente conseguiremos colmatar essa falha durante o dia.

Não é como quando nos deslocamos de carro que podemos parar num supermercado ou numa estação de serviço.

É, por isso, essencial saber o que levar para um passeio de barco.

Os essenciais na sua próxima viagem de barco

Independentemente da finalidade do passeio, há um conjunto de itens considerados essenciais para este tipo de passeio.

Roupa e Calçado

Em primeiro lugar, deve-se ter em conta a roupa e o calçado a utilizar. No caso da roupa, esta deve ser o mais leve, fresca e confortável possível. Deve evitar-se usar roupa muito larga pois esta pode ficar presa nalguns pontos da embarcação podendo causar danos na pessoa ou no material.

No caso do calçado, este deve ser igualmente descontraído, raso e com solas de borracha para evitar escorregadelas em superfícies molhadas do barco. Preferencialmente, deve optar-se por calçado aberto.

E, naturalmente, para o caso de haver oportunidade para um mergulho, é bom não esquecer o fato de banho assim como outros artefactos de praia como toalha, pranchas ou colchões.

Saúde

Em termos de prevenção da saúde, convém não esquecer três coisas muito importantes. Um chapéu, para proteger a cabeça e prevenir insolações. A água (cerca de 2 litros por pessoa), para manter os níveis de hidratação convenientes. E um protetor solar com um fator de proteção adequado às condições atmosféricas (fator 50 idealmente).

Ainda dentro do campo da saúde, se é uma pessoa de enjoo fácil, é recomendável levar comprimidos para o evitar, apesar de, neste tipo de atividades, as embarcações terem, obrigatoriamente, de estar guarnecidas com este e outros tipos de medicação, como analgésicos. Para os que tomam medicação diária e específica, convém não esquecer de a trazer, já que não será possível parar numa farmácia.

Alimentação e Bebidas

É possível que, ao alugar um barco para passeio, alguns destes serviços já tenha incluído alimentação e bebidas. Se não for esse o caso, convém levar a sua própria comida na quantidade certa tendo em conta a duração do passeio.

Deve levar, também, utensílios que permitam conservar alimentos ou bebidas a frio, para o caso de a embarcação não ter aparelhos de refrigeração. Se for esse o caso é aconselhável também levar gelo.

Limpeza

Do ponto de vista da proteção do ambiente, é necessário garantir que existem a bordo sacos suficientes para depositar o lixo produzido durante o passeio.

Apesar de ser provável que o responsável pelo barco tenha sacos do lixo a bordo, nunca é demais levar o seu para garantir que nenhum lixo é deitado ao mar ao longo do dia.

Higiene Pessoal

Por último, mas não menos importante, deve também levar artigos de higiene pessoal (os que considere necessários), assim como os seus documentos que devem conter, no mínimo, o documento de identificação e, caso possua, documento de habilitação legal para navegar.

Este são os itens necessários para que não falte nada durante o seu passeio.

Alugar um barco é uma ótima opção para quem quer passar um dia diferente, de lazer ou de convívio e em comunhão com a natureza. É ideal para disfrutar das paisagens naturas dos nossos rios e estuários.

Para observar as mais variadas espécies como aves, golfinhos e até baleias (nos Açores). Pode aproveitar para se iniciar no mergulho e explorar todo um novo mundo subaquático assim como praticar desportos aquáticos como ski, paddle entre outros.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.