Santarém entrega três habitações a pessoas sem abrigo

No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

0 292

Para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, o Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa com intervenção nos Concelhos de Santarém e Cartaxo, em parceria com o Município de Santarém e a Segurança Social de Santarém, entregaram as chaves de habitações a três pessoas em situação de sem abrigo, ontem segunda-feira, 17 de outubro, numa cerimónia que teve lugar às 9h30, no Jardim da República.

Entrega de chaves 3 fracoes Projeto Housing First Jardim Republica 029
Entrega de chaves de 3 frações Projeto Housing First Jardim Republica

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Renato Bento, Diretor Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, e António Conceição, Diretor da Cruz Vermelha Portuguesa fizeram a entrega simbólica das chaves das habitações atribuídas às três pessoas que estavam sem abrigo e que foram realojados através do projeto “Santarém Housing First (SHF)”. 

De referir que, em Santarém, estão identificadas 45 pessoas em condição crónica de sem-abrigo: com problemas de saúde mental e/ou consumidores de substâncias psicoativas/álcool, para quem as respostas existentes na rede de suporte social e de saúde não se revelam adequadas, constatando-se fraca adesão ou abandono. Vivem em situação de rutura ou sem suporte familiar, sem autonomia financeira para assegurar solução habitacional, numa situação de vulnerabilidade física e psicológica, que carecem de acompanhamento técnico regular, individualizado e de proximidade. 

Entrega de chaves 3 fracoes Projeto Housing First Jardim Republica 007O projeto Housing First tem como objetivo erradicar até 31 de dezembro de 2023, de acordo com o designado na Estratégia Nacional  para a Integração das Pessoas em Situação de Sem Abrigo (ENPISSA 2017-2023), as situações crónicas de sem abrigo identificadas em Santarém, através do acesso imediato a uma habitação preferencialmente individualizada, permanente, integrada na Comunidade, com acompanhamento da equipa técnica que garante serviços de suporte especializados em contexto domiciliário e de ligação com outros recursos na Comunidade.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

google.com, pub-9853338638165848, DIRECT, f08c47fec0942fa0