Segunda-feira, 2 Fevereiro 2026
spot_imgspot_img

Publicidade

spot_img

Artigos Relacionados

Exército dá conta dos militares que tem no terreno no distrito de Santarém

O Exército Português informa que, no âmbito do apoio às autoridades civis e em coordenação com as Forças Armadas Portuguesas e demais entidades competentes, manteve e reforçou o seu empenhamento no terreno em 01 de fevereiro de 2026 no distrito de Santarém, abrangendo 3 municípios, com ações orientadas para o restabelecimento da mobilidade, reposição de serviços essenciais e reforço da segurança.

No quadro do dispositivo global de 01 de fevereiro, o Exército manteve 375 militares empenhados no terreno e 281 militares em prontidão, perfazendo 656 militares (empenhados + prontidão), em apoio às populações e às autoridades civis.

Exército dá conta dos militares que tem no terreno no distrito de Santarém

Dispositivo no distrito e missão dos meios

Tomar:

– Grupo de Comando e Ligação: assegurar ligação permanente ao município e ao sistema de proteção civil, consolidando o ponto de situação, priorizando necessidades e coordenando o emprego dos meios.

– Módulo de Energia e Iluminação: garantir energia temporária e iluminação de apoio a lar.

– 3 Equipas de limpeza e desobstrução (com 6 motosserras): remover árvores e detritos, reabrindo acessos e reduzindo riscos imediatos.

– Patrulha de vigilância e dissuasão: reforçar presença no terreno, dissuadir comportamentos oportunistas e sinalizar situações de risco às autoridades.

Ferreira do Zêzere:

– Grupo de Comando e Ligação: articular pedidos locais e garantir coordenação de tarefas e segurança das intervenções.

– 2 Destacamentos de Engenharia: executar remoção de obstáculos e trabalhos de apoio à reabilitação de vias e acessos prioritários.

– 6 Equipas de limpeza e desobstrução (com 12 motosserras): libertar itinerários e áreas críticas, garantindo transitabilidade.

Ourém:

– 2 Pelotões (Comandos e Paraquedistas): realizar ações de apoio no terreno em coordenação com o município, focadas em restabelecer condições de circulação e segurança.

– Rádios satélite: assegurar comunicações redundantes para comando e coordenação, especialmente em zonas com falhas de rede.

O Exército manterá a monitorização e capacidade de reforço/ajuste do dispositivo, em função da evolução da situação e das prioridades definidas pelas autoridades competentes.

Exército dá conta dos militares que tem no terreno no distrito de Santarém

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Em Destaque