O Campo Militar de Santa Margarida, vai ser em 2026 um ‘laboratório de campo’ para testar tecnologia de defesa europeia. Em setembro, o Exército Português, em colaboração com a Agência Europeia de Defesa (EDA), realiza no Campo Militar de Santa Margarida o HEDI–OPEX 2026. Depois de Itália, Portugal é o segundo país a acolher este exercício europeu de experimentação operacional de tecnologia, no âmbito do Hub for EU Defence Innovation (HEDI).

“Portugal foi escolhido para acolher o HEDI–OPEX 2026 porque a proposta apresentada foi considerada de elevadíssima qualidade e plenamente alinhada com os objetivos da iniciativa da EDA. A integração da campanha no ARTEx26 [o exercício anual do Exército Português] reforça sinergias e assegura um ambiente operacional realista e relevante”, explica fonte oficial do Exército Português.
Segundo o Exército Português, o Campo Militar de Santa Margarida oferece condições únicas para testes de campo, incluindo cenários complexos e eventual tiro real, com elevados padrões de segurança e coordenação.
A 1.ª edição do OPEX realizou-se no, verão passado, em Itália com foco em sistemas autónomos e não tripulados e no tema “Autonomous Systems for Cross-domain Logistics”.
Em setembro de 2026, é chegada a vez de Portugal acolher esta campanha europeia de experimentação.
Fonte: Exército Português





