Pedro Figueiredo Neto (ICS-ULisboa) e Ricardo Falcão (CEI-IUL), são autores da longa metragem documental YOON que tem estreia mundial programada no DocLisboa, com sessões no dia 23 de outubro às 15:30 e no dia 25 de outubro às 15:15, ambas no Cinema S.Jorge, Lisboa. O filme terá estreia internacional no Festival Internacional de Filme Documentário em Ji.hlava, República Checa.
Sinopse: YOON retrata a viagem circular e recorrente de Mbaye Sow, um routier senegalês, num antigo Peugeot 504. 4000 km separam os dois lugares a que chama casa, numa viagem arriscada e solitária para Sul, repleta de (des)encontros, obstáculos e constrangimentos vários, e reveladora de uma complexa rede de relações e de zonas cinzentas. YOON | jɒn | é uma palavra em wolof cujo significado pode ser “caminho”, “lei”, “norma”, “religião”, ou simplesmente “viagem”.

bio: Pedro Figueiredo Neto (Tomar, 1984) é antropólogo, arquitecto e cineasta, actualmente investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa).
Os seus interesses de pesquisa gravitam à volta da questão das fronteiras, migrações, mobilidade, deslocamento forçado, violência e extractivismo, sobretudo no contexto africano (Zâmbia, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau).
O seu trabalho de investigação conta com publicações em revistas internacionais de referência, e a sua obra audiovisual tem sido apresentada em vários festivais de cinema e eventos científicos.
Filmografia (selecção): YOON (2021), Abissal (2021), Withering Refuge (2020), Curupira (2016), Bulwark (2016), Sant’Ana Bikers (2013), Sizígia (2012). Mais informação em https://pedrofneto.com
Trailer do documentário aqui: https://vimeo.com/