Site icon Jornal O Templário

Complexo Cultural da Levada: “Os Sítios do Barro II” patente ao público até dia 3 de outubro

IMG 6689 2 1
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

Decorridos mais de dois meses da exposição “Os Sítios do Barro II” no Complexo Cultural da Levada e Casa Vieira Guimarães, chegou o momento de encontrar neste final, previsto para o próximo dia 3 de outubro, uma oportunidade para repensar a atividade cerâmica e polarizar tendências e motivações dispersas.

O “Sítios”, criado e promovido pela equipa Convergências, com o total apoio do município de Tomar através do departamento da Cultura, tem como objetivo o desenvolvimento e divulgação das Artes e Ofícios, em especial os mais implantados e tradicionais da nossa terra.

É no espírito das “Convergências” que mais uma vez este ano, cerca de 20 ceramistas mostram “Cerâmica de Autor” e se propõe com a realização de exposições, palestras, workshops temáticos, jogos tradicionais, música e poesia a valorização desta atividade. Como refere Herbert Read (in o significado da arte) “ a cerâmica é ao mesmo tempo a mais simples e a mais difícil de todas as artes. A mais simples por ser a mais elementar: a mais difícil por ser a mais abstrata.” …

É com grande satisfação que constatamos a adesão do público aos workshops realizados: Roda de Oleiro (adultos e crianças), Cerâmica de Fumos e Raku. Contamos ainda com interações diversas no desenvolvimento da instalação / arte pública, que integrando objetos cerâmicos e têxteis, se revela um desafio criativo e multidisciplinar.

Salienta-se ainda a realização no pátio da Levada de uma obra coletiva alusiva ao Jogo do Cântaro, tradicional da nossa região.

Na diversidade expositiva, que nos caracteriza como organizadores, integrámos uma exposição de fotografia que tem por objeto os espaços ligados à atividade, especialmente os espaços industriais, de que muitos de nós tomarenses, ainda conservamos a memória. Estas fábricas e oficinas, tiveram uma enorme importância na economia local com produtos de grande prestígio nomeadamente no ramo dos artefactos e da construção civil.

Numa altura, em que as condicionantes sanitárias ainda se fazem sentir, propomos de forma complementar, uma visita virtual à exposição através do site “Convergências”, para informação mais detalhada sobre cada um dos autores e consulta ao catálogo da exposição.

https://convergenciasarte.wordpress.com
António Diogo Rosa

 

Advertisements
 
 
   
Exit mobile version