Museu Nacional Ferroviário assinala Jornadas Europeias do Património 2021

De 24 A 26 de Setembro.

0 352

A iniciativa, anualmente promovida  pelo Conselho da Europa e, em Portugal, pela Direção-Geral do Património Cultural, realiza-se este ano sob o tema “Património Inclusivo e Diversificado”.

 

MNF
MNF

O tema deste ano procura celebrar a diversidade e possibilitar a inclusão de todos na sociedade. Pessoas de diferentes raças, etnias, orientações sexuais, géneros, idades, religiões, habilidades ou necessidades específicas (relacionadas com deficiências físicas ou cognitivas), bem como pessoas com diferenças na educação, experiências e rendimentos, juntos na celebração do Património envolvidos numa experiência acolhedora que procura alcançar os públicos mais diversos.

Esta é uma questão premente para o Museu Nacional Ferroviário, que tem vindo a ser aprofundada e desenvolvida através do projeto “Museu Nacional Ferroviário Welcome All”, financiado no âmbito da Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal.

A candidatura do Museu teve como objetivos a correção de inconformidades físicas, formação em atendimento a pessoas com necessidades específicas, novo website acessível, áudio-guias com vários idiomas e com áudio-descrição bem como conteúdos em linguagem simples e com tradução em Língua Gestual Portuguesa. Estes novos serviços e conteúdos estarão disponíveis ao público a partir do dia 24 de setembro , marcando uma nova etapa  na vida do museu.

Neste contexto, o Museu Nacional Ferroviário participa na Jornadas Europeias do Património sendo os três dias de entrada gratuita, preenchidos com uma programação diversificada e acessível, iniciando no dia 24, sexta-feira, às 10h00 com o debate “Se fosse eu…”  que conta com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento e que pretende conhecer as opiniões dos mais novos sobre como tornar o Museu mais amigo das crianças.

No dia 25, sábado, às 10h30  os visitantes poderão descobrir o Museu e os Bairros Ferroviários do Entroncamento participando numa visita guiada a estes espaços. Esta atividade conta com a colaboração da IP Património e terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

No domingo, dia 26, pelas 11h00 terá início uma Visita Tátil ao Museu, dirigida a pessoas com com incapacidades visuais.

Teremos ainda online, “O Museu é Meu!”,  partilhamos através das redes sociais do Museu (Facebook, Instagram e Youtube) as experiências e vivências de algumas pessoas que sentem que este Museu também é seu. Estes conteúdos incluem interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Durante os três dias o Museu  estará de portas abertas com entradas gratuitas e terá em funcionamento  o mini-comboio.  As atividades são de participação gratuita, sendo necessária apenas inscrição prévia.

Cartaz

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.