Complexo Cultural da Levada: “Os Sítios do Barro II” patente ao público até dia 3 de outubro

Por: António Diogo Rosa

0 276

IMG 7693Decorridos mais de dois meses da exposição “Os Sítios do Barro II” no Complexo Cultural da Levada e Casa Vieira Guimarães, chegou o momento de encontrar neste final, previsto para o próximo dia 3 de outubro, uma oportunidade para repensar a atividade cerâmica e polarizar tendências e motivações dispersas.

O “Sítios”, criado e promovido pela equipa Convergências, com o total apoio do município de Tomar através do departamento da Cultura, tem como objetivo o desenvolvimento e divulgação das Artes e Ofícios, em especial os mais implantados e tradicionais da nossa terra.

É no espírito das “Convergências” que mais uma vez este ano, cerca de 20 ceramistas mostram “Cerâmica de Autor” e se propõe com a realização de exposições, palestras, workshops temáticos, jogos tradicionais, música e poesia a valorização desta atividade. Como refere Herbert Read (in o significado da arte) “ a cerâmica é ao mesmo tempo a mais simples e a mais difícil de todas as artes. A mais simples por ser a mais elementar: a mais difícil por ser a mais abstrata.” …

É com grande satisfação que constatamos a adesão do público aos workshops realizados: Roda de Oleiro (adultos e crianças), Cerâmica de Fumos e Raku. Contamos ainda com interações diversas no desenvolvimento da instalação / arte pública, que integrando objetos cerâmicos e têxteis, se revela um desafio criativo e multidisciplinar.

Salienta-se ainda a realização no pátio da Levada de uma obra coletiva alusiva ao Jogo do Cântaro, tradicional da nossa região.

IMG 6689 2

Na diversidade expositiva, que nos caracteriza como organizadores, integrámos uma exposição de fotografia que tem por objeto os espaços ligados à atividade, especialmente os espaços industriais, de que muitos de nós tomarenses, ainda conservamos a memória. Estas fábricas e oficinas, tiveram uma enorme importância na economia local com produtos de grande prestígio nomeadamente no ramo dos artefactos e da construção civil.

Numa altura, em que as condicionantes sanitárias ainda se fazem sentir, propomos de forma complementar, uma visita virtual à exposição através do site “Convergências”, para informação mais detalhada sobre cada um dos autores e consulta ao catálogo da exposição.

https://convergenciasarte.wordpress.com
António Diogo Rosa

IMG 6631 IMG 7654

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.