Guilherme d´Oliveira Martins apresenta “Vida Plena-50 Reflexões de um médico”

O novo livro do médico Luís Paulino Pereira.

0 294

Guilherme d´Oliveira Martins apresenta “Vida Plena-50 Reflexões de um médico” na próxima quarta-feira, 22 setembro. O novo livro de Dr. Luís Paulino será apresentado pelas 17h30 no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

A sessão será presidida por Manuela Ramalho Eanes, que também prefacia a obra. Os direitos de autor desta obra revertem na totalidade para o Instituto de Apoio à Criança.

9789723021868

«A leitura desta obra constitui uma experiência diferente da leitura individual de cada crónica, em diferentes momentos. Ler os diversos textos como uma unidade permite ter também uma imagem global e unitária do seu autor, Luís Paulino Pereira, médico por vocação e por convicção, que defende a vida como ideal supremo, com uma profunda fé cristã, que cria uma relação de proximidade e humanismo com os seus pacientes, que se preocupa com a defesa de melhores condições de vida, que valoriza o pacto intergeracional, que se debruça sobre a dedicação dos médicos e o espaço para os mais novos na profissão; e que destaca a importância da cultura que, como bem sabemos, constitui a identidade de qualquer país.» escreve no prefácio Manuela Ramalho Eanes.

Nas palavras de D. Manuel Clemente «Nesta coletânea de artigos do Dr. Luís Paulino Pereira, o leitor tem uma biblioteca inteira, com belos trechos de vida partilhada. Ganhará muito em lê-los devagar, para crescer em humanidade, em verdade.»

Nas palavras do autor “Para que tenham vida (título do primeiro livro do autor) foi a expressão escolhida para definir melhor o meu desejo para todos: que tenham vida, mas não uma vida qualquer, uma «vida em abundância», rica em qualidade, no fundo estamos a falar de uma Vida plena! Nasceu assim um segundo livro, ao qual atribui propositadamente esse título, indo ao encontro dos desejos de muita gente e também por reconhecer que estão criadas as condições para se conseguir fazer um pouco mais e, se possível, melhor. As palavras elogiosas de Sua Eminência o Sr. Cardeal Patriarca, que reconhecidamente agradeço, são para mim um orgulho e um estímulo para prosseguir a missão que me propus realizar. Tenho a legítima esperança de que este livro possa ir ao encontro dos desejos de quem o adquirir”.

Sobre o autor

247 20160603143750 cms pages

Luís Manuel Caetano Paulino Pereira nasceu em 29 de junho de 1955 em Lisboa, onde reside. Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa em 1978 e fez o internato geral no Hospital Distrital de Setúbal. Especializou-se em Medicina Geral e Familiar, tendo iniciado funções em Setúbal (janeiro de 1983). Em novembro de 1984, foi nomeado pelo ministro da Saúde, Dr. Maldonado Gonelha, auditor do Curso de Defesa Nacional em representação do Ministério, que viria a concluir com êxito em junho de 1985.

Em 1986, foi nomeado pela ministra da Saúde, Leonor Beleza, vogal-médico da Comissão Instaladora da Administração Regional de Saúde de Lisboa, tendo integrado a delegação portuguesa nas reuniões da CEE em Bruxelas sobre a Formação Específica em Clínica Geral – Medicina Familiar. Foi diretor do Centro de Saúde de São Mamede e Santa Isabel (1986-1989) e do Centro de Saúde de Alcântara (1990-1998). Foi ainda vogal do Conselho Distrital da Ordem dos Médicos no Distrito de Setúbal e membro consultivo do Conselho Regional da Ordem dos Médicos no Distrito Médico de Lisboa (cidade) (1990-1992).

Foi presença regular no Jornal das 9 da SIC Notícias, conduzido por Mário Crespo, e é colaborador do semanário Sol desde janeiro de 2016.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.