Torres Novas: Museu Municipal assinala 160 anos de Carlos Reis

Com conferência e encenação do atelier do pintor

0 471
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

O Museu Municipal assinala, este ano, os 160 anos de nascimento de Carlos Reis com um programa de atividades que valorizam quer a obra do pintor, quer o núcleo expositivo que lhe é dedicado.

RT1900 DTICMA CAI 2023 Carlos Reis 18fev

Assim, no dia 18 de fevereiro, pelas 15 horas, terá lugar uma conferência com Margarida Elias, licenciada e doutorada em História da Arte, com especial enfoque nos artistas de finais do século XIX e inícios do século XX. A comunicação incidirá num estudo inédito sobre Carlos Reis (1863-1940) e o seu filho João Reis (1899-1982), tendo como ponto de partida os seus ateliers e as peças de mobiliário atualmente presentes no Museu. Em síntese será uma abordagem aos espaços, decoração e mobiliário, bem como às suas vivências, incluindo uma alusão à pintura de ar livre.

Em simultâneo, acontece a abertura da mostra «Recanto de atelier», uma encenação do ambiente do atelier de Carlos Reis, a partir de adereços e mobiliário conservados pela família, pretendendo-se reproduzir o  ambiente de trabalho do pintor. Para a concretização desta iniciativa, o Museu Municipal contou, uma vez mais, com a colaboração da família, que cedeu temporariamente todo o espólio pertencente ao atelier do pintor na Rua Coelho da Rocha, em Lisboa. Esta recriação poderá ser visitada até ao próximo dia 25 de junho, de terça a sexta, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30 e aos sábados e domingos, das 14h às 17h30. A entrada é livre.

O Museu Municipal de Torres Novas tem como patrono Carlos Reis sendo provavelmente o museu, a nível nacional, com maior número de obras de Carlos Reis em exposição e também o local onde se encontra a maior parte do seu arquivo privado. O atual núcleo de pintura de Carlos Reis é composto por 30 obras do autor, bem exemplificativas da sua dupla qualidade de paisagista e retratista, revendo-se nelas a predileção do pintor para retratar aspetos do quotidiano da vida campestre.

Carlos Reis nasceu em Torres Novas a 21 de fevereiro de 1863. Foi um pintor notável pela sua aptidão para transmitir luminosidades. Trabalhador incansável, pintou numerosos quadros, alguns de grandes dimensões e é considerado «o mágico do branco», pela sua forma de comunicar as transparências da luz, em expressões inigualáveis.

Fonte: CMTN

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.