Wakeboard regressa em junho com Open Days para divulgar a modalidade

2019 é o ano de maior intensidade de sempre no Wakeboard

0 141
IMG 20180818 162741
Foto: Isabel Miliciano – Atividade de Wakeboard em Dornes – Agosto 2018

 

Abrir a experiência aos portugueses, de forma gratuita, através de Open Days, e apostar na formação de crianças e jovens, são os principais objetivos da nova direção da Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate, que faz um rebranding e passa a ser denominada APW – Associação Portuguesa de Wake.

A Associação Portuguesa de Wake (APW) tem nova direção e acaba de definir um plano de atividades que promete aumentar o número de praticantes, aumentar a representatividade do desporto em Portugal, expandir o calendário de eventos e contribuir para o acesso dos melhores talentos aos eventos internacionais.

 “Para 2019, a APW refoca a sua estratégia em torno da promoção do wakeboard como factor de dinamização turística de Portugal. É o calendário mais intenso de sempre, com provas e eventos de norte a sul do país ao longo de todo o verão, em que é possível fazer wakeboard de forma gratuita, em que são formadas crianças da região que acolhe o evento nesta modalidade, em que é possível assistir às manobras dos melhores atletas nacionais e internacionais e ainda festa, muita festa!”, explica Luis Segadães, novo presidente da APW.

Em todos os eventos ao longo do ano a APW vai proporcionar a 20 crianças das escolas locais estrearem-se no wakeboard de forma gratuita. Esta é uma estratégia ativa da associação para formar novos praticantes, para difundir o desporto junto das crianças e jovens de todo o país. Um total de 240 crianças de 8 municípios diferentes vão ser beneficiadas com este programa, que se materializa em 8 eventos (Viana do Castelo, Fernandaires, Porto, Tomar, Montargil, Abrantes, Trízio, Lago Azul) durante quatro meses (junho a setembro).

O calendário de eventos e provas arranca pela primeira vez em Viana do Castelo, no fim de semana de 8 a 10 de junho, com o evento “Feel the Wake in Viana”, no novo sports hotel Feelviana e na marina. Vai ser possível experimentar wakeboard de forma gratuita em cable 2.0 e em barco, o novo Super Air Nautique G23.

IMG 20180818 153935
Atividade de Wakeboard em Dornes – Agosto 2018

 

Um mês depois, a 6 e 7 de julho, na estância de wakeboard em Castelo de Bode, o “Wake Fernandaires” vai reunir todos os praticantes no centro geodésico de Portugal. Para este evento, o cable vai abrir com um novo obstáculo para principiantes, de forma a receber os Open Days onde se pode experimentar  wakeboard de forma gratuita. A segunda etapa do campeonato nacional de wakeboard em cable faz parte deste evento. E vai haver muita festa.

A APW volta a rumar a norte no final de julho, para mais uma etapa do circuito de wakeboard, com muita animação e duas festas, uma de boas vindas na baixa do Porto, e outra no dia seguinte na aldeia em Santa Comba (Paredes). A “Porto Wake Party”, no Fúria Cable Park em Paredes, acolhe ainda a terceira etapa do campeonato nacional de wakeboard em cable e Open Days para experimentar wakeboard de forma gratuita.

O Tomar Pro, uma das etapas do WWA Wake Park World Series, vem pela segunda vez a Portugal a 3 e 4 de agosto, depois de ter deslumbrado a elite mundial em 2018, com um evento incrível no centro histórico de Tomar. No sábado a ação passa-se no Rio Nabão e os praticantes podem inscrever-se nos Open Days para experimentar wakeboard de forma gratuita no cable dos Montes.

O “Nautique Wake Montargil” acolhe a segunda etapa do campeonato nacional de wakeboard em barco a 10 e 11 de agosto e são esperados os melhores riders, num plano de água com muita tradição no wakeboard em Portugal. Aqui também vai ser possível experimentar wakeboard de forma gratuita, puxado pelo barco nomeado seis vezes “Wakeboard Boat of the Year”, o Super Air Nautique G23.

A 17 e 18 de agosto, 100 jovens selecionados nas escolas do Medio Tejo (Abrantes, Ferreira do Zêzere, Sertã, Tomar e Vila de Rei) vão estrear-se no wakeboard no cable de Aldeia do Mato. Vai ser um fim-de-semana de grande animação, com desportos de ação, música e muita festa. Para além de poderem assistir a demonstrações dos melhores riders nacionais, os jovens ficam ainda com um diploma de participação no “Wake Junior Open Days Abrantes”. As inscrições são feitas nas escolas, até ao final do corrente ano letivo.

IMG 20180818 150257
Atividade de Wakeboard em Dornes – Agosto 2018

 

O Trízio, berço dos maiores eventos nacionais de wakeboard nos últimos anos, e as Wake With Girls acolhem a comunidade de wakeboarders de todo o país, para um fim-de-semana de pura diversão no coração de Castelo do Bode, a 7 e 8 de setembro. O conceito do “Trízio Wake with Girls 2019” é diversão, música e muito wakeboard com as miúdas a orientar todas as manobras. Wakeboard para experimentar de forma gratuita em cable e a cereja no topo do bolo: a terceira prova do campeonato nacional de barco, onde vamos conhecer os campeões nacionais de 2019.

Depois do ano mais intenso de sempre para o wakeboard nacional, será altura de conhecer os campeões nacionais de cable 2019, no evento que integra a quarta e última etapa do campeonato nacional. A 28 e 29 de setembro o Lago Azul, em Ferreira do Zêzere, vai ser palco do “We are the Champions 2019”, o evento de fim de época que homenageia os campeões nacionais.

Sobre a Associação Portuguesa de Wake

A Associação Portuguesa de Wake representa em Portugal a modalidade de wakeboard, e as suas variantes wakeskate e wakesurf. O wakeboard é um desporto aquático de ação praticado com uma prancha, em que o desportista segura um cabo e é puxado por um barco ou por um sistema elétrico (cable system). Portugal é um destino de excelência para praticantes, seguidores e fãs do mundo todo.

Para 2019, a APW refoca a sua estratégia em torno da promoção do wakeboard como factor de dinamização turística de Portugal e realiza anualmente campeonatos nacionais de barco e em cable. Como ponto alto das suas atividades surgem os eventos que acolhem campeonatos do mundo da WWA desde 2015.

A APW está integrada na Federação Portuguesa de Motonáutica.

A APW tem o patrocínio da Nautique e Wake Station.

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.