II Colóquio Internacional da Rota Templária Europeia decorre em Tomar e Barquinha

Rota Templária Europeia é atualmente presidida pelo Município de Tomar.

0 216

Começou ontem, na Biblioteca Municipal de Tomar, o II Colóquio Internacional da TREF. Entidade congregadora dos diversos lugares que guardam, na Europa, a memória da presença templária, a Rota Templária Europeia é atualmente presidida pelo Município de Tomar.

O colóquio leva à prática um dos principais objetivos desta entidade: ter sobre o tema, sempre gerador de paixões e das mais fantasiosas teorias, uma perspetiva científica, que valorize esta imensa herança patrimonial.

A sessão de abertura contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão, do presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire, da vereadora da Câmara de Tomar e secretária da TREF, Filipa Fernandes, do presidente do Comité Científico Internacional da TREF, Arnaud Baudin, e do presidente do respetivo Comité Científico Português, Ernesto Jana.

Transversal às várias intervenções foi a importância dada a este colóquio enquanto ferramenta essencial para que o território alavanque a mais-valia que é a marca templária, mas que tem que assentar em fundações bem sólidas.

O colóquio decorreu durante o dia de ontem na Biblioteca Municipal. À noite, no salão nobre da Câmara Municipal de Tomar – estão expostos, numa apresentação rara, o báculo e a mitra do Dom Prior da Ordem de Cristo – acolhe ainda a apresentação de bibliografia essencial sobre Tomar, uma conferência por Carlos Batata sobre “O termo de Cera, os Templários e o povoamento do espaço” e a apresentação do livro “Hugues de Payns en Orient”, de François Gilet, membro do Comité Científico da TREF.

gualdim pais
Faz hoje 827 anos que morreu D. Gualdim Pais, fundador do Castelo de Tomar

Hoje, o programa inclui uma visita à igreja de Santa Maria dos Olivais com homenagem a Gualdim Pais, neste dia em que se completam 827 anos sobre a sua morte, após o que prossegue no concelho de Vila Nova da Barquinha com uma visita ao Castelo de Almourol e ao respetivo Centro Interpretativo Templário, continuando, a partir das 15 horas, as palestras no Centro Cultural da Barquinha.

310115851 5169681513137371 9199895548800645989 nAmanhã sexta-feira, com início às 10 e às 15 horas, continuam na Biblioteca Municipal de Tomar as intervenções dos restantes oradores.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.