Médio Tejo: Autarcas iniciam estudos sobre Aeródromo de Tancos

O primeiro debate será dia 5 de fevereiro, às 21h00, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.

0 1.391
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements
tancos1
Foto: Tancos

 

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo aprovou, no passado dia 28 de janeiro, proceder ao início de um procedimento para um estudo técnico, que permita fazer uma primeira avaliação sobre a viabilidade do aproveitamento do Aeródromo de Tancos para a implementação de um aeroporto regional.

O objetivo da CIM do Médio Tejo é desenvolver, em estreita colaboração com a Instituição Militar, um conjunto de trabalhos e estudos preparatórios que permitam conhecer e avaliar as mais-valias de um eventual aproveitamento do Aeródromo de Tancos para a implementação de um aeroporto regional, como porta de entrada na região através do meio aéreo.

Para além da realização do estudo, que prevê avaliar a procura, a concorrência, as características técnicas e os custos alocados à construção de um aeroporto regional, os autarcas da CIM do Médio Tejo já solicitaram um conjunto de reuniões com os Ministros da Defesa e das Infraestruturas e irão proceder à realização de debates públicos sobre o assunto.

O primeiro debate já tem data marcada. Acontecerá dia 5 de fevereiro, às 21h00, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha e “o objetivo é envolver os empresários, as CIM`s e os cidadãos nesta causa, que defende a construção do aeroporto em Tancos”, refere Anabela Freitas, presidente da CIM do Médio Tejo.

“Não estamos a competir com ninguém, o que entendemos é que temos uma centralidade, que não é só nacional, é também ibérica e estamos muito bem servidos por redes rodoviárias e ferroviárias, estando assim reunidas todas as condições para acolher uma infraestrutura deste género”, salienta a presidente.

Recorde-se que no dia 16 de janeiro, reunidos em Conselho Intermunicipal, os autarcas deliberaram solicitar uma reunião, com carácter de urgência, ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação, reiterando uma posição assumida anteriormente.

Com estas reuniões, os autarcas do Médio Tejo querem obter uma definição política clara e objetiva sobre o aeródromo de Tancos, uma infraestrutura aeronáutica essencial para a região do Médio Tejo e para o interior.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.