Tomar: Cães à solta já mataram mais de 40 ovelhas em várias localidades do concelho

Nos lugares da Torre, Soianda, Calvinos, Ganados, Freixo, Pintado, Vale Carneiro, e Casal Pinheiro.

0 708
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements
São avultados os prejuízos monetários e morais que os residentes de várias localidades têm sofrido nos seus quintais e terrenos que têm cercados com redes ovelheiras, mas que não tem evitado que cães ferozes ou esfomeados à solta têm saltado ou furado e atacam os inofensivos animais chegando, nalguns casos, a provocar-lhes a morte.
IMG 20230526 080210 (1)
Os lesados queixam-se à veterinária municipal e autoridades, mas ninguém faz nada, contra este cães sem chip e sem saberem quem são os seus donos, percorrem vasta zona, deixando para trás uma imagem de morte e esventramento de ovelhas.
No MAP de Tomar encontrei, há dias, a esposa de um médico bem conhecido que, na Póvoa, viu alguns dos seus animais mortos e que ali se dirigiu para dar baixa dos mesmos. Mostrava-se dessolada e com pouca vontade de ter novamente animais que criam por paixão e gosto ao mundo rural.
Será que ninguém consegue por cobro a esta “mortandade” e através das autoridades competentes, capturar estes cães que estão a ser um perigo para os animais, mas que podem também atacar pessoas que usam os caminhos vicinais em caminhadas, sós, ou mesmo os peregrinos de Santiago?
António Freitas
Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.