Agribusiness 2019 reforçou selo de qualidade dos produtos do Ribatejo

Terminou com sucesso a 4.ª edição do Agribusiness, o maior encontro internacional de negócios do setor agro-alimentar do Ribatejo.

0 722
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

unnamed

Terminou com sucesso a 4.ª edição do Agribusiness, o maior encontro internacional de negócios do setor agro-alimentar do Ribatejo. Em dois dias de reuniões business to business e um dia de visitas às empresas da região, a qualidade dos produtos foi evidenciada perante os 28 participantes internacionais presentes.

 A Sala Ribatejo do Santarém Hotel tornou-se uma verdadeira montra dos produtos ribatejanos, durante a edição de 2019 do Agribusiness, que decorreu de 23 a 25 de setembro. De um lado, uma zona de degustação, do outro, várias mesas de reuniões. Por elas, passaram mais de 50 empresas da região que tiveram a oportunidade de estar frente a frente com 28 participantes internacionais, vindos de 15 países. O objetivo foi alavancar e potenciar novos negócios e parcerias além-fronteiras.

Da Polónia, veio Maciej Kierach, representante de uma empresa importadora, exportadora e distribuidora de vegetais, frutas, azeite, azeitonas e marisco. “A nossa empresa participa em eventos maiores, mas, na verdade, nesses eventos grandes, nem sempre é possível chegar a produtores locais e ficar a conhecer a sua oferta. Aqui, os importadores conseguem, de facto, conhecer não só catálogos, mas também produtos, cultura e atmosfera”, referiu. À procura de expandir a representação de produtos nacionais, Maciej afirmou ainda que o país tem “uma imagem positiva” junto dos clientes polacos. “Portugal é uma boa marca”, sintetizou.

Davor Dimitrijević, da segunda maior cadeia de distribuição da Bósnia-Herzegovina, também reconheceu a qualidade, quantidade e bom embalamento dos produtos que encontrou no Agribusiness. “Estou aqui para conhecer alguns produtores porque não temos ainda quaisquer bens portugueses nas nossas lojas. Talvez apenas vinho do Porto, nada mais”, explica o comprador, que identificou no Agribusiness uma oportunidade para descobrir novos produtos como vinhos, azeitonas e azeites.

Sérvia, Suécia, Suíça e França foram outros dos mercados representados no Agribusiness. Para além destes, também Estónia, Hungria, Finlândia e Itália, entre outros, tiveram a sua estreia no evento, que este ano virou todas as atenções para os mercados europeus. Terminada a quarta edição, o Agribusiness soma agora mais de 2.350 reuniões, 91 presenças internacionais e 242 empresas nacionais presentes desde 2014.

Sobre o Agribusiness  

O Agribusiness é um encontro internacional de negócios destinado ao setor agro-alimentar. Realizado desde 2014, chegou em 2019 à 4.ª edição. A promoção dos produtos da região é o principal objetivo do evento, concretizado através de uma agenda de encontros entre empresas da região e compradores internacionais. A edição de 2019 foi dedicada aos mercados europeus e juntou um número recorde de importadores.

Sobre o AgroCluster Ribatejo 

O Cluster Agroindustrial do Ribatejo (AgroCluster) é uma associação do setor agroindustrial, sem fins lucrativos, criada em 2009. Gerido pela AnimaForum – Associação Para o Desenvolvimento da Agro-Indústria, o AgroCluster tem perto de 130 associados, 30 dos quais fundadores, que representam cerca de 2.240 milhões de euros de volume de faturação e 40% das exportações da região. O AgroCluster promove a internacionalização dos produtos do Ribatejo, através de ações além-fronteiras (missões empresariais, feiras e mostras promocionais) e na própria região (com compradores internacionais convidados a visitá-la).

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.