Greenvolt quer instalar central fotovoltaica e produzir hidrogénio verde

Na Central do Pego

0 829
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

O projeto da Greenvolt submetido ao concurso para a reconversão da central do Pego, Abrantes, prevê a construção de uma central fotovoltaica e a produção de hidrogénio verde, em parceria com a Haffner Energy, disse hoje a empresa.

“A Greenvolt apresentou uma candidatura ao procedimento concorrencial de atribuição de capacidade de injeção na RESP – Rede Elétrica de Serviço Público do Pego. Um projeto que inclui uma central fotovoltaica e uma instalação para a produção de hidrogénio verde”, disse fonte oficial da empresa de renováveis, em resposta escrita à Lusa.

O concurso público para a atribuição do ponto de injeção da Central Termoelétrica do Pego, em Abrantes, que encerrou o prazo para receção de candidaturas na segunda-feira às 23:59, recebeu seis propostas, da Tejo Energia SA, EDP Renováveis, Greenvolt, Endesa, Brookfield Ltd & Bondalti SA e Voltalia SA, anunciou o Governo, na terça-feira.

A Greenvolt explicou que a componente de hidrogénio verde prevista no projeto submetido “faz recurso a uma tecnologia disruptiva e inovadora, que recorre à utilização de biomassa residual florestal, sem necessidade de proceder à sua queima”.

Para tal, a Greenvolt terá como parceiro a Haffner Energy, “um dos mais relevante ‘players’ no setor do hidrogénio verde e que é possuidor de uma tecnologia inovadora pelo seu contributo decisivo para a descarbonização”, apontou.

A empresa liderada por João Manso Neto considerou que, “financeiramente trata-se de uma proposta sólida, mas realista e enfocada num nível adequado de rentabilidade”.

A Lusa contactou todos os candidatos, tendo a EDP Renováveis e a Endesa respondido que não vão fazer mais comentários sobre o tema, de momento.

Lusa

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.