Barragem do Castelo do Bode foi inaugurada há 72 anos
No dia 21 de Janeiro de 1951, a barragem de Castelo de Bode foi inaugurada, com a presença de Oliveira Salazar, e o Presidente da República Marechal Carmona.
A barragem de Castelo do Bode é uma das mais importantes barragens portuguesas. Foi inaugurada em 21 de janeiro de 1951, integra o conjunto de barragens da bacia do rio Zêzere, na região do Médio Tejo. Situa-se nos limites dos concelhos de Tomar e Abrantes. É uma das mais altas construções de Portugal.
A barragem de Castelo do Bode é utilizada para abastecimento de água, designadamente a Lisboa e energia elétrica. É utilizada pelos adeptos de desportos como o windsurf, Wakeboard, wakesurf e padel. Bem como da pesca desportiva.
Reproduzimos imagens atuais da Barragem do Castelo do Bode de vários autores.


Mas nem sempre é assim. No Verão passado, a preocupação foi o baixo nível da água na barragem do Castelo do Bode que levou à suspensão da produção de eletricidade, devido à seca que assolou o país, e que até motivou uma visita do Presidente da República, Marcelo de Sousa, que veio in loco constatar o nível da água.
A sua construção proporcionou a criação de lugares idílicos, apreciado por muitos que encontram ao longo dos 60 quilómetros de extensão, um verdadeiro «paraíso» na terra.

Reunimos aqui vários sites e blogs que contam a história daquela que foi considerada, na época, a maior obra do século em Portugal.
https://restosdecoleccao.blogspot.com/2012/02/barragem-de-castelo-do-bode.html