Nova Sinalização Eletrónica chega à Estação do Entroncamento
Nova Sinalização Eletrónica na Estação do Entroncamento
Com o mote de “Respeitar o Passado e abraçar o Futuro”, a empresa pública de Infraestruturas de Portugal (IP) procedeu à instalação de nova Sinalização Eletrónica na Estação do Entroncamento, dando lugar a uma nova página da história da sinalização na Rede Ferroviária Nacional (RFN), pode ler-se no site oficial da IP.
Segundo a mesma fonte, foi no passado dia 22 de julho concluída e colocada em exploração a primeira fase da instalação do Controlo Automático de Velocidade da circulação ferroviária (Convel) e integração no Centro de Comando Operacional de Lisboa (CCO) da Estação do Entroncamento.
64 anos depois, nova sinalização ferroviária chega à estação do Entroncamento
Esta nova sinalização eletrónica de tecnologia Westrace MKII (permitirá no futuro efetuar a migração para ETCS, cumprindo com o desígnio de se vir a ter a Rede Ferroviária Nacional interoperável) substitui o posto de sinalização DrSII Siemens, que efetuava o comando e controlo da Estação do Entroncamento na sua fase final desde 1960 (datando grande parte dos elementos de projeto de 1956-1957). Embora o sistema DrSII tenha cumprido a sua função de forma exemplar ao longo de cerca de 65 anos, agora cede lugar a uma tecnologia mais avançada, preservando, no entanto, o seu lugar na história ferroviária.
Este projeto, realizado em parceria com as empresas Siemens, Hitachi e Alstom, com Fiscalização e Coordenação de Segurança em Obra do Consórcio Fase/Inserail, destaca-se pela complexidade e pelos desafios associados ao faseamento da obra e sua colocação em serviço. As equipas técnicas da IP desempenharam um papel central no seu desenvolvimento, que culminou numa colocação em serviço exemplar, realizada durante quatro dias consecutivos, com esforços contínuos para minimizar o impacto na exploração ferroviária.
A segunda fase da instalação está prevista para dia 11 de agosto com a finalização da integração da nova sinalização no CCO de Lisboa e a colocação do Sistema de Informação ao Público (SIP) em modo automático.
Este projeto insere-se num empreendimento mais alargado, designado por Lote A de Sinalização e Telecomunicações do âmbito do Programa Ferrovia 2020, que permitiu já colocar em exploração as mesmas tecnologias nos troços Vale de Santarém – Entroncamento (exclusive) e Ovar – Gaia da Linha do Norte e Nine – Viana do Castelo – Valença da Linha do Minho. No âmbito do mesmo empreendimento, está ainda previsto colocar em serviço, em setembro próximo, os troços Figueira da Foz – Louriçal da Linha do Oeste e os ramais do Louriçal de Alfarelos.
A implementação faseada destas novas tecnologias de Controlo-Comando e Sinalização representa um marco importante para a Rede Ferroviária Nacional, sendo parte do compromisso contínuo da IP em modernizar e incrementar a disponibilidade das infraestruturas ferroviárias do país, garantindo um serviço de alta qualidade aos/às seus/suas clientes.
Com a conclusão deste empreendimento, a IP reafirma o seu compromisso com a inovação e a excelência técnica, preparando a Rede Ferroviária Nacional para os desafios futuros e contribuindo para um sistema de transporte mais seguro, eficiente e sustentável.
Fotos: IP