Livros: “Comunistas – Uma história do PCP em Torres Novas”, de João Carlos Lopes

Será apresentado dia 22 de janeiro, na Praça do Peixe em Torres Novas

0 380
joao carlos lopes 0
João Carlos Lopes

A praça do peixe, em Torres Novas, será o palco do lançamento do livro “Comunistas – Uma história do PCP em Torres Novas”, da autoria de João Carlos Lopes, previsto para o próximo dia 22 de Janeiro, sábado, pelas 15h30.

Para além de muitos outros aspectos, o livro aborda a precoce organização comunista em Torres Novas, com a formação das primeiras comunas em Torres Novas e aldeias do concelho e a participação de uma delegação torrejana ao primeiro congresso do PCP, em 1923, a reorganização do partido nos anos 40 e a sua grande implantação operária nas décadas de 50/60, com a criação de células nas principais fábricas e oficinas da vila, as vagas de prisões de 1947, 1952/53 e 1961, a influência do PCP no movimento cultural torrejano dos anos 60 e primeira década de 70, incluindo também uma listagem actualizada dos presos presos políticos torrejanos ou a trabalhar em Torres Novas aquando da sua prisão. O prefácio é de autoria do historiador torrejano António Mário Lopes dos Santos.

Capa livro PCP Torres Novas
Capa livro

João Carlos Lopes, técnico superior de cultura da administração local em Torres Novas, é autor de várias publicações dedicadas à história local, ao desporto e à música em Torres Novas, entre elas “A confraria dos Lavradores de Torres Novas”, “Torres Novas e o seu termo no meio do século XVIII”, “CDTN – Uma história de 80 anos”, “Cem Anos do Futebol em Torres Novas – das origens à década de 50 do século XX”, “As sete vidas da Banda Operária”, “Meu Amor da América”, “Nós queríamos ser artistas – Para uma história da música moderna em Torres Novas (1945-1982)”.

amagoedições

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.