Roda Grande está há vários dias sem água

Localidade do concelho de Tomar.

0 793
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements
Vítor Martins, residente no lugar de Roda Grande, Freguesia da Asseiceira, no concelho de Tomar, declarou ao nosso jornal que esta localidade está há quase 3 dias sem água.
Esta falta de água não só se tem verificado nestes últimos dias como também é frequente aos fins-de-semana, aquando os residentes estão de fim-de-semana, exigindo por isso mais consumo de água, refere o munícipe.
Conta-nos ainda que frequentemente comunica à Tejo Ambiente, entidade responsável atualmente pelo abastecimento da Água em Roda Grande, estas faltas de água, e a resposta é sempre a mesma: “que se trata de uma rotura na conduta que abastece de água esta localidade”.
 Hoje, Vítor Martins contactou novamente o serviço de piquete da Tejo Ambiente, informaram-no mais uma vez que se tratava de uma rotura da conduta na localidade de Roda Pequena.
Como é uma localidade bem perto da Roda Grande, Vítor Martins quis confirmar e foi dar uma volta e realmente e sem grande demora encontrou uma equipa a reparar a dita conduta na estrada principal de acesso à Roda Pequena.
 Relata-nos ainda que para seu espanto e para conhecimento da Assembleia Municipal, sente-se na obrigação de comunicar  ao Presidente da Assembleia Municipal do Município de Tomar o que constatou, designadamente, que a conduta:
     – Tinha apenas um diâmetro de 1,5 polegadas, para abastecimento de diversas localidades;
     – O Tubo (designado de conduta) é ainda de amianto, substância altamente cancerígena e atualmente proibido o uso;
     – O Tubo estava em muito más condições:
     – Infelizmente não conseguiu tirar uma fotografia mas a verificação do estado de degradação do tubo é facilmente verificável.
 Perante estes factos, Vítor Martins questiona:
– Como é possível um tubo de apenas de 1,5 polegadas abastecer corretamente diversas localidades;
– Como é possível nos dias de hoje ainda se usar um tubo de amianto, ainda mais para abastecimento de água;
 Pergunta ainda: “Quanto mais tempo teremos que viver com esta situação catastrófica que está afetar os munícipes de Tomar”.
Contactámos o presidente da Junta de Freguesia de Asseiceira, que confirmou a situação da falta de água, tendo adiantado que a Tejo Ambiente já construiu uma nova conduta até à Roda Grande, mas que não está a ser fácil o acerto final. Carlos Rodrigues referiu também que para além da Roda Grande, Falagueiro e outras localidades vizinhas também não tiveram água. Situação que se tem repetido aos fins-de-semana. Confessa-nos que só ontem recebeu mais de 100 chamadas telefónicas, mas que pela sua parte tudo tem feito para tentar resolver a situação junto das entidades responsáveis.
Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.