Obras na Igreja de S. João Baptista arrancam quinta feira, dia 1 de julho

Tomar

0 486
IMG 20210510 120610
Quadro de Gregório Lopes

 

Segundo a Câmara de Tomar, terá início na próxima quinta feira, dia 1 de julho, a empreitada de reabilitação da Igreja de S. João Baptista, adjudicada à empresa Signinum – Gestão do Património Cultural, Lda.
Para o efeito, além da delimitação da área envolvente à Igreja, será necessário proceder à instalação de uma grua, bem como de alguns contentores de apoio à obra.
Deste modo, a Câmara informa que neste dia (1 de julho) está prevista a instalação de parte destes equipamentos na zona de estacionamento paralela à Igreja na Rua de S. João, com a entrada dos mesmos a processar-se pela Rua Serpa Pinto e Praça da República.
IMG 20210510 120523
Com a montagem destes equipamentos, tudo indica que haverá alguns condicionamentos na circulação automóvel e de transeuntes nesta zona.
Recorde-se que, esta obra foi adjudicada pelo valor de 1.589.680,99€, e será comparticipada em 85% pelos fundos europeus, tendo ainda a Vigararia de Tomar custeado o projeto.
As obras, que vão agora começar pretendem fazer face aos problemas graves de infiltrações em vários locais, nomeadamente nas coberturas que estão a colocar em risco a estrutura e segurança do edifício.
IMG 20210510 114655
Pretende ainda dotar o monumento cujo início de construção remonta ao século XIV, de melhores condições para a sua utilização, tanto no culto diário como na visitas turísticas, por exemplo possibilitar o acesso à torre.
Durante o período em que vão decorrer as referidas obras, a Igreja estará encerrada ao público e à prática religiosa.
IMG 20210510 120746
Equipamento de apoio à obra vai ser instalado nesta rua junto ao monumento
Recorde-se ainda, que o espólio deste monumento, que açambarca objetos de diversos valores, com destaque para as obras de arte da autoria de Gregório Lopes, pintor do século XVI (património valiosíssimo), será guardado num local (que não foi revelado pelos responsáveis, por uma questão de segurança), e os outros objetos e móveis ficarão à guarda do RI15.
Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.