No domingo de Páscoa há Festa da Aleluia em Cem Soldos

Tradições pascoais na região

0 139

Segundo a tradição, a festa iniciou-se ontem sexta feira Santa, quando o povo da aldeia começou a colher e a guardar as flores e os arbustos silvestres, também conhecidas por aleluias, de cor amarela, para enfeitar as cruzes feitas de canas.

Na manhâ do domingo de Páscoa forma-se um cortejo com jovens que este ano completam os 18 anos. Os rapazes carregam uma cruz, as raparigas um ramo, e cobertos com um manto vermelho da Confraria do Santíssimo Sacramento seguem ao som de sinos.

No fim do cortejo escolhe-se e separa-se a cruz e o ramo mais bonito depois todas as outras cruzes e ramos são partidos na escadaria da igreja, ato conhecido como “Aleluias” ou “matança dos judeus”. A cruz e o ramo escolhido são levados à tarde num cortejo para serem depositadas no cemitério local.

Numa tentativa e explicação do significado simbólico da quebra das cruzes ela é, numa analogia, associada a uma tradição de Mahomet que dizia que “Ele [Jesus] quebrará as cruzes, […]”.

A Festa da Aleluia tem lugar na aldeia de Cem Soldos há mais de 500 anos.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.